Os trabalhadores que atuam no Mercado de São Brás comemoraram nesta segunda-feira, 25, o Dia Nacional do Feirante, com ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon). Os feirantes receberam diversos serviços como verificação de pressão arterial, massoterapia, avaliação física e orientação ambiental sobre o descarte de resíduos sólidos.
A permissionária do setor de industrializados, Socorro Mandu, aproveitou a iniciativa da Prefeitura para verificar a pressão arterial. “Está tudo bem, graças a Deus. Muito boa essa ação, pois às vezes não temos tempo de sair para fazer alguns exames, que bom que vieram aqui”, disse a feirante que trabalha há 20 anos no mercado.


Os trabalhadores também receberam orientações importantes sobre a manutenção ambiental dentro da feira. “Estamos repassando informações sobre o descarte de materiais orgânicos, assim se evita roedores, moscas, mau cheiro e preserva esse mercado que também virou ponto turístico para a nossa cidade”, explicou o educador ambiental da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) Antônio dos Anjos.

O Mercado de São Brás conta, ainda, a segurança da Guarda Municipal de Belém (GBM), que garante a proteção dos feirantes e visitantes do espaço com um efetivo de 15 agentes que trabalham em escala de 24 horas.

“Estou maravilhada com a segurança e a estrutura do mercado, finalmente ganhamos um local digno para trabalhar. Hoje podemos comemorar o Dia do Feirante com orgulho, muito obrigada a todos da Prefeitura”, disse Risomar de Sousa Paz, que atua há 33 dias no setor de alimentação.

Empreendedor comemora lucros obtidos após a reforma
Walter da Conceição trabalha com vendas de bolsas, sacolas e variedades no setor de industrializados. O feirante conta que com a reforma do mercado o lucro aumentou em 100%. “Estou vendendo bastante depois que passei para o novo espaço, inclusive já procurei a Prefeitura de Belém para buscar microcréditos para investir cada vez mais em mercadoria, principalmente agora com a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que o movimento será ainda maior”, destacou o permissionário da Sedcon.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, “o trabalho com os 195 feirantes de São Brás vai além da reforma no espaço. Estamos com eles no dia a dia, sempre buscando suprir as necessidades da feira, proporcionando qualidade no trabalho que é tão importante para a economia local. Parabéns a todos os feirantes de Belém”.
