Primeira etapa da vacinação contra a gripe vai até 10 de maio

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 10 de maio. O público-alvo, nessa fase, são crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, mulheres que deram à luz há pouco tempo, povos indígenas e trabalhadores da saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a demanda ainda não alcançou o objetivo esperado. A meta é vacinar 171.768 nessa fase.

A coordenadora de Imunização da Sesma, Nazaré Athaíde, faz um apelo à população.“Eu peço que as pessoas venham se vacinar, pois disponibilizamos quase 60 pontos de atendimento, justamente para dar bastante opção para a população. Precisamos melhorar os números, principalmente o das crianças vacinadas. Até agora só temos 5% da meta alcançada.”

A primeira etapa da campanha foi iniciada no dia 12 de abril e cerca de 20 mil pessoas já foram vacinadas contra o vírus Influenza, em Belém, durante as três semanas de vacinação.

Atendimento – Dos 59 postos disponibilizados, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cremação é um dos pontos mais procurados para a vacinação. Por dia, são aplicadas de 120 a 160 doses. O posto foi escolhido pela advogada Sarah Mesquita, que está grávida de oito meses. “Como estou grávida, tenho que proteger a mim e ao meu bebê. Uma dose extra de imunidade é importante ainda mais, principalmente porque o coronavírus está solto por aí.”

A gripe é uma infecção viral aguda, causada pelo vírus Influenza, que pode ser A,B e C. A doença afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, se não for tratada a tempo. A vacina é uma das medidas de prevenção mais importantes.

Ato de amor e proteção – A nutricionista Keline Lemos levou a família toda para acompanhar a vacinação do filho Miguel, de 2 anos. “Trazer ele para se vacinar é um ato de amor e proteção, para evitar que ele adoeça. Confesso que foi uma decisão difícil, porque tive que superar o medo de sair de casa por causa do Covid-19”, afirma.

A segunda fase da campanha será voltada para idosos de 60 anos ou mais e para professores. Vai ocorrer de 11 de maio a 08 de junho. A última etapa será realizada de 09 de junho a 09 de julho, para atender pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, forças armadas, forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Texto: Carolina Boução

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar