Nesta sexta-feira, 5, Dia da Amazônia, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), promoveu mais uma etapa do programa Plant for the Planet (PftP). A atividade foi realizada na Escola Municipal Cordolina Fontelles, no bairro da Pratinha, com o objetivo de estimular a consciência ambiental entre crianças e jovens.
O Plant for the Planet já contemplou 15 escolas municipais nos meses de julho, agosto e início de setembro. A meta é chegar a 20 escolas, alcançando cerca de mil estudantes do 4º ano da rede municipal.
O PftP é coordenado pela organização não governamental (ONG) alemã de mesmo nome, em parceria com a Semec, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). A iniciativa incentiva o protagonismo de estudantes na proteção ambiental e no enfrentamento das mudanças climáticas.
O encontro reuniu 50 estudantes do 4º ano da escola anfitriã, toralizando mais de 100 pessoas da comunidade escolar. As atividades começaram com uma palestra sobre preservação ambiental ministrada pelos estudantes Embaixadores pelo Meio Ambiente de Belém, Arthur Lopes Franco e Enzo Henrique de Souza, da Escola Municipal Gabriel Lage.
Crédito: Luís Miranda

Na sequência, os alunos participaram de grupos de discussão para elaborar propostas ambientais voltadas à escola e à cidade de Belém. O ponto alto da manhã foi o plantio de 15 mudas doadas pela Semma, sendo cinco açaizeiros, cinco ipês-rosas e cinco ipês-amarelos, realizado por estudantes, professores e representantes das secretarias envolvidas.
Crédito: Luís Miranda

Durante o evento, também foram escolhidos dois Embaixadores pelo Meio Ambiente da Escola Cordolina Fontelles, que irão representar a instituição em atividades ambientais da rede municipal de ensino.
Presente na programação, a secretária executiva pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, destacou a importância da participação de Belém em uma rede mundial de combate às mudanças climáticas: “A rede municipal de educação tem uma política de educação ambiental, que envolve ações e projetos como a integração de Belém ao Plant for the Planet, presente em 76 países. Agora, nossa cidade também faz parte dessa rede”, afirmou.
Crédito: Luís Miranda

Beatriz ainda lançou um desafio aos estudantes: transformar a Cordolina Fontelles na primeira escola “sem lixo” de Belém. A proposta foi aceita com entusiasmo pelos alunos, que se comprometeram a desenvolver ações de conscientização e reciclagem até o fim do ano.
De acordo com Aline Gama, representante da ONG, Belém se destaca na região Norte por ser a primeira cidade a receber a iniciativa. “É empolgante ver a alegria e a integração dessas crianças, especialmente no momento do plantio e quando compartilham as realidades de seus bairros. Eles estão cheios de ideias, como construir lixeiras e promover coleta seletiva”, ressaltou.