O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, apresentou nesta sexta-feira, 23, o programa “Bora Belém” à Câmara Municipal de Recife. O encontro, que ocorreu de forma virtual, contou com a participação dos vereadores da Casa e do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que discutiram as necessidades para implantar um projeto de renda cidadã em uma cidade.
“O mínimo que um país pode fazer é dar condições de dignidade para acabar com a fome e lutar por essa política permanente de estado, que garanta uma renda básica para todos os brasileiros, todas as famílias. É uma meta estratégica”, declarou o prefeito de Belém.
Durante o encontro, Edmilson Rodrigues narrou como foi a implantação do Bora Belém. “Antes da posse começamos a estudar o orçamento aprovado em dezembro, para avaliar de onde iríamos remanejar recursos, para combater o discurso de que não há dinheiro para implantar o programa porque o orçamento não prevê. Realmente, o orçamento não prevê, mas nós vamos remanejar recursos para viabilizá-lo”, explicou.
O gestor municipal também destacou o apoio que recebeu da Câmara Municipal de Belém e aconselhou os parlamentares pernambucanos a dialogarem com a Prefeitura de Recife, para implantação do projeto de renda cidadã. “A cidade de Belém já tem um projeto de renda básica aprovado e em funcionamento, o qual já está ajudando os que mais precisam. Diante disso, a gente tem a importante missão de trazer uma proposta como essa para Recife”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Recife, Rinaldo Júnior (PSB).
Para a vereadora Dani Portela (PSOL), que participou do encontro, "a defesa de uma renda básica permanente é, sobretudo, uma defesa da justiça social, no momento em que a pandemia aprofundou. Ao mesmo tempo, a pandemia escancarou as desigualdades sociais, que já existem e mostram a urgência de pensar em políticas públicas de estado que enfrentem a fome, a miséria e dê dignidade à população."
Para o deputado federal Marcelo Freixo, esse benefício pode e deve ir além do caráter financeiro. "Quando a gente fala de renda básica, a gente está falando da possibilidade das pessoas serem incluídas em políticas amplas de saúde, de educação, de moradia e de assistência ", enfatizou.
Ao final do encontro, o prefeito de Belém destacou a importância desse debate para melhorar a vida da população. "É uma questão de humanidade pensar e realizar políticas públicas para combater a fome, porque a fome não espera", concluiu.
A partir desse encontro a Câmara Municipal de Recife pretende criar e implantar no município um projeto de lei semelhante ao "Bora Belém".
Texto: Juliana Brito