Busca é maior por testes rápidos e calendário vacinal atualizado

Programação de saúde da segunda edição da Domingueira reuniu vacinação, orientação médica, distribuição de autotestes e serviços de saúde e bem-estar.

Crédito: Leila Cruz

A Domingueira levou serviços gratuitos aos moradores do Jurunas, reforçando a importância de viver com saúde e qualidade de vida.

A 2ª edição da Domingueira, projeto itinerante desenvolvido pela Prefeitura de Belém, garantiu serviços de bem-estar e saúde aos moradores do bairro do Jurunas no último domingo (7). A programação incluiu orientação psicossocial e nutricional com dicas práticas para a manutenção de uma alimentação saudável, além de atividades voltadas para a promoção da qualidade de vida e prevenção de doenças.

As campanhas Setembro Amarelo e Setembro Lilás, dedicadas à prevenção do suicídio e conscientização sobre a doença de Alzheimer, respectivamente, também ganharam destaque na ação.

A ação de saúde permitiu ainda a participação em práticas integrativas, com a oferta de arteterapia para as crianças, a avaliação de sinais vitais e atendimentos, contribuindo para a atualização da carteira vacinal na Estação Saúde e Bem-estar.

Calendário vacinal atualizado

Ao todo, foram aplicadas 250 doses de imunizantes, incluindo a vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola); Hepatite B; Difteria e Tétano; Febre Amarela; Meningite ACWI; HPV, para prevenção contra o Papilomavírus Humano; VIP (poliomielite) e DTP (difteria, tétano e coqueluche), indicadas para crianças de 4 a 6 anos como reforço. 

A coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cleise Soares, explicou que a atualização da carteira vacinal garante proteção não somente para quem se vacina, mas para quem está ao redor: “Realizar a ação fora dos muros das unidades de saúde facilita o acesso daqueles que não conseguem se vacinar durante a semana, e, em um domingo à tarde, têm a oportunidade de atualizar o calendário vacinal com tranquilidade”. 

Crédito: Leila Cruz

O estudante Rodrigo Souza, 23 anos, aproveitou a programação para atualizar a carteira vacinal.

“É fundamental ter campanhas de vacinação fora dos postos de saúde. Essa ação gratuita facilita o acesso da população. E, no meu caso, foi a chance de ficar em dia com as vacinas. Recebi as doses da tríplice viral, hepatite B, influenza e febre amarela. Recomendo que todos participem, porque manter a vacinação atualizada é essencial para a prevenção de doenças e para a proteção da comunidade”, disse o estudante Rodrigo Souza, 23 anos.

Atenção à saúde sexual

Outro destaque foi a Estação SOS, com a oferta de serviços voltados à saúde sexual. Os visitantes tiveram acesso a testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, atendimento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) com consulta, orientação, testagem e acesso aos medicamentos.

Também foram distribuídos autotestes de HIV e insumos de proteção. Cerca de 950 testes rápidos foram realizados no local.

O idoso Carlos Sousa, de 72 anos, aproveitou a ocasião para fazer testes oferecidos. “É uma oportunidade de receber orientações e tirar dúvidas sobre as doenças. Passei por duas cirurgias e, desde então, procuro me cuidar mais. Consegui conversar de forma aberta e saí mais consciente e preparado para me cuidar”, disse o aposentado.

Carlos Sousa, de 72 anos, fez testes rápidos e recebeu orientações durante o segundo circuito Domingueira.

Reginaldo Júnior, coordenador da referência técnica em ISTs/Aids e gerente da Casa Dia pela Sesma, afirma que a Domingueira é uma forma de alcançar diferentes públicos. Segundo ele, mais que testagem, o participantes foram orientados sobre sintomas de diversas doenças, métodos de prevenção e quando procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF).

“Estamos levando informações e serviços de saúde a pessoas que muitas vezes não buscam espontaneamente as unidades de saúde. Nesta edição, distribuímos preservativos e lubrificantes, e oferecemos a PrEP, que é a profilaxia pré-exposição ao HIV. Com essa estratégia, conseguimos reforçar a prevenção e contribuir para a redução dos índices de infecção em Belém”, destacou o gestor.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar