O posto de atendimento ambulatorial do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (IASB), que funciona no Distrito de Mosqueiro, experimenta melhorias com horário estendido e com novos serviços médicos de marcação de consultas clínicas e especializadas, enfermagem, além do apoio de uma ambulância para transporte de pacientes. O posto funciona no centro da Vila, no horário de 8h às 17h com uma média de 40 atendimentos diários.
A nova gestão do IASB estima que até a metade do ano, outros serviços – como o de coleta de exames laboratoriais, prontuário eletrônico e sistema de consultas processuais também sejam implantados, dando mais conforto e segurança aos usuários.
Segundo o diretor do posto, Waldete de Santana Nonato, até o início do ano não havia médicos, ambulância e poucos profissionais de saúde. “Só tínhamos uma enfermeira concursada”, afirma o diretor. Em três meses, a situação mudou. Foram contratados dois médicos, sendo para área clínica médica e outro para clínica médica e pneumologia; uma enfermeira e a técnica de enfermagem, Madalena Lima, 37, moradora de Mosqueiro.
Ela conta que estava desempregada e que o trabalho chegou em boa hora. “Estou muito feliz, apesar da pandemia precisamos trabalhar”, disse a profissional que é mãe solo de um adolescente de 14 anos.
A enfermeira Ariela Souza explica que no posto é possível realizar assistência aos pacientes hipertensos, diabéticos e idosos, usuários do plano de saúde IASB. Os exames de verificação de pressão alta, testes de glicemia, curativos também são realizados por meio da enfermagem. As transferências de pacientes também são de responsabilidade da enfermagem. Os casos suspeitos de Covid-19 são imediatamente isolados para evitar possíveis contatos com outros usuários.
Consultas – Para marcar consultas, o usuário do IASB de Mosqueiro precisa se dirigir ao posto. O atendimento presencial é rápido e está respeitando o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.
A servidora publica Luciane Ferreira, 42, é usuária do IASB há nove anos. Ela conta que o horário estendido facilitou a marcação da consulta com clínica especializada. “Está melhorando bastante”, declara.
Outro usuário que gostou do atendimento foi Benedito Natalino Ferreira Rodrigues, 68. Ele disse que está enfrentando problemas de saúde devido às seqüelas da Covid-19. “Eu preciso de uma consulta com dermatologista e graças a Deus já consegui agendar”, comemora.
A atendente Francileia Monteiro registra uma média de 20 agendamentos de consultas diárias, tanto para consultas internas ou externas. “O posto está sendo revitalizado e, isso, é muito bom para nosso trabalho”, afirma.
Sistemas – O diretor do posto, Waldete de Santana Nonato, quer implantar até a metade do ano dois sistemas do próprio IASB para otimizar a rotina administrativa do local. O primeiro é o Sisprev, pelo qual será possível acompanhar o trâmite dos processos de benefícios ou de natureza administrativa; o segundo é o Ametista, de prontuário eletrônico do paciente.
Outras idéias estão relacionadas à rede de internet e a revitalização completa do prédio. “Os usuários não precisarão sair de Mosqueiro para consultar seus processos. Hoje, tudo só é acompanhado em Belém”.
Parcerias – A Agência Distrital de Mosqueiro (ADMOS) é parceira do IASB. A gestora Vanessa Egla parabeniza a nova administração do órgão. “É bom ver que a nova gestão está avançando, o que significa dizer que os servidores públicos municipais que fazem a opção pelo plano estão mais assistidos”.
O IASB atende os servidores da ADMOS, escolas, unidades de ensino infantil, postos da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e Conselhos Tutelares.
Texto: Selma Amaral