Mulheres participam de oficina sobre marketing e empreendedorismo

Oficina de marketing reuniu 20 mulheres qu desejam iniciar no empreendedorismo, ensinando a teoria, técnicas e ferramentas de gestão.

Crédito: Vivian Carvalho

Oficina de marketing foi ministrada para mulheres na manhã desta terça-feira, 9.

Com o objetivo de impulsionar as vendas de microempreendedores de Belém, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional, promoveu a oficina “Comece a Planejar o Marketing de Sua Empresa”.

A oficina foi realizada em parceria do Sebrae na manhã desta terça-feira (9) no bairro do Marco, em Belém (PA), e reuniu 20 mulheres empreendedoras de diferentes áreas, como estética, culinária, artesanato, moda, entre outras.

Crédito: Vivian Carvalho

Oficina abordou os principais temas do marketing, principalmente na área digital

De acordo com a titular da pasta, Elis Uchôa, a oficina atende a uma demanda dos próprios alunos que já participaram de outros cursos também promovidos pela Prefeitura, mas realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet). Um aprendizado que levou ao outro.

“Os próprios educandos sentiram a necessidade de se especializar nessa área do empreendedorismo. A gente identificou que eles estavam interessados em se profissionalizar, em empreender… Essa oficina vem para que eles aprendam os conceitos de publicidade e marketing, para que comecem a se posicionar no mercado como marca, como pequenos empreendedores”, explica a secretária.

Crédito: Vivian Carvalho

O público foi composto por mulheres empreendedoras ou que desejam empreender, independente do segmento.

A aula foi ministrada pelo consultor do Sebrae, Elton Oliveira, que abordou os principais temas do marketing e, principalmente, como se posicionar no ambiente digital.

“Hoje em dia, todos os empreendimentos estão trabalhando com marketing digital. Esse curso é muito importante para desmistificar a ideia de que o marketing é voltado apenas para médias e grandes empresas. As ferramentas de marketing são ferramentas de gestão, que também podem — e devem — ser utilizadas por microempreendedores. As redes sociais estão aí para provar isso”, explicou o consultor.

Crédito: Vivian Carvalho

Empreendedorismo tem crescido principalmente entre as mulheres.

Oficina reuniu iniciantes e empreendedores experientes

O curso contou com empreendedoras diversas, desde aquelas que já atuam no ramo há muitos anos até outras que ainda estão planejando iniciar sua jornada no empreendedorismo.

Sueanne Costa, de 33 anos, é moradora do bairro do Telégrafo, trabalha na área da estética há 13 anos e está sempre se aprimorando por meio de cursos. “Eu sou MEI [Microempreendedor individual] e trabalho no formato ‘homecare‘, ou seja, vou até a casa das pessoas para realizar meus serviços, como tratamentos faciais, limpeza de pele, colocação de cílios, entre outros”, explica.

Ela destaca que está sempre em busca de capacitações que possam agregar valor ao seu trabalho, mas muitos cursos têm preços altos, o que dificulta sua participação:

“Essa é uma grande oportunidade que a Prefeitura está oferecendo para quem não tem capital. O valor de um curso de marketing é muito alto, então poder participar de um curso excelente como esse, de forma gratuita, é um grande passo da administração municipal”, afirma.

A professora aposentada Rosália da Silva Costa, de 68 anos, é moradora do bairro da Pedreira e, diferente de Sueanne, iniciou recentemente sua jornada no mundo do empreendedorismo. Embora seja um mundo novo, e moradora do bairro da Pedreira, ainda não começou a empreender, mas afirma que não quer ficar parada após a aposentadoria e decidiu se aventurar nesse novo caminho.

“Eu aprendi artesanato, pintura, bordado… Não é porque estou aposentada que vou ficar parada. E pensei: por que não vender esses produtos que sei fazer?”, indaga. Esse é o primeiro curso de marketing digital que ela participa.

A professora comenta ainda que a parte da aula que mais gostou foi quando o consultor explicou sobre as ferramentas para captação de clientes: “Em 2023, pintei várias camisas na época do Círio e, no ‘boca a boca’, vendi várias. Aqui, estou aprendendo como chegar de forma mais correta aos clientes”.

Crédito: Vivian Carvalho

Para Rosália da Silva aposentadoria não é sinônimo de inatividade. Ela decidiu empreender aos 68 anos

No dia 16 de setembro, a mesma oficina será realizada no bairro do Barreiro. Para a secretária executiva Elis Uchôa, o empreendedorismo tem crescido significativamente em Belém, principalmente entre as mulheres.

“A gente tem muita adesão das mulheres e isso é muito bom para marcar a independência financeira feminina. O empreendedorismo é um meio pelo qual elas podem conquistar sua autonomia econômica”, pontua a titular da pasta. Ao final do curso, todos os participantes vão receber certificado de participação.

Veja também

Pesquisar