Com o tema “Limites e possibilidades da organização do trabalho pedagógico de Educação Física em tempos de pandemia”, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu nesta quinta-feira, 15, a primeira formação para educadores da rede municipal de Belém. O evento foi transmitido pelo canal do Núcleo de Informática Educativa (Nied), da Semec, no YouTube, com a participação da intérprete de Libras, Tatiana Mota.
A professora Érica Ferreira, coordenadora do Departamento de Educação Física, da Diretoria de Educação, da Semec, deu as boas-vindas aos participantes apresentando um pouco do que já foi produzido pelo departamento no início desta gestão.
“Em 74 dias à frente do departamento, a nossa primeira ação foi realizar diagnóstico junto aos professores da rede. E hoje vamos compartilhar este relatório, destacando um eixo importante que é a formação. Também realizamos diversas ações conjuntas com as demais coordenadorias da Semec e reuniões com professores que desenvolvem projetos especiais”, disse a professora citando o nome das pessoas que compõem a sua equipe, entre elas, a professora Simone Pereira, Edelvas Guedelha, Rafael Rodrigues, Noel Reis, Thiago Santos, Paulo Tavares, Wendel Silva.
Diagnose – Durante a apresentação do diagnóstico parcial, Érica Ferreira pontuou que dos 167 professores registrados na rede, somente 97 responderam ao questionário, e aguarda a resposta dos demais. O diagnóstico buscou conhecer os professores e os trabalhos desenvolvidos nas escolas. Além de saber dos educadores quais formações eles consideram importantes para a prática pedagógica. A professora destacou que os principais temas pontuados pelos professores foram as atividades circenses, e jogos e brincadeiras com 18% cada um. Além de outras atividades que vão desde cuidados com a saúde até danças e esportes com percentagens menores.
“O departamento vai buscar atender as demandas apresentadas. Mas um dos pontos que estão buscando são as parcerias com universidades e grupos de pesquisa. No caso das universidades públicas será por meio do termo de cooperação técnica. Iniciamos um diálogo com os cursos de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Neste momento estamos na organização da estrutura curricular da Semec. E a partir daqui temos um pré-planejamento anual para dar continuidade às formações”, explica Érica.
Vivências – Professores convidados socializaram experiências a respeito da organização do trabalho pedagógico de Educação Física em tempos de pandemia. Entre eles estavam a Zaíra Fonseca, líder do grupo da Linha de Estudos e Pesquisa de Esportes e Lazer, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e docente da rede municipal de Belém nas escolas Sílvio Leandro e Unidade Pedagógica Florestan Fernandes. Mais o professor Jean Machado, docente das redes municipal e estadual de ensino de Belém.
Antes da pandemia a aula da professora era dividida em prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Com a pandemia, foram distribuídas atividades impressas que os alunos fazem em casa. Mas Zaíra esbarrou na falta do retorno das atividades e também cita dificuldades tecnológicas para manter contato com as famílias e alunos e outras situações como acúmulo de tarefas no teletrabalho e adoecimento na família, numa pressão psicológica constante. Porém ressalta que para 2021 já foi possível criar o blog da escola, interagir pelo grupo de whatsapp com tempo reduzido e utilizar não só recursos textuais, mas também vídeos curtos, folhinhas online e links de conteúdos no YouTube.
O professor Jean Machado, que atende na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Nonato de Lima com o projeto “Futsal na escola”, e na EMEF República de Portugal, também relatou situações semelhantes acrescentando que buscou criar o canal “Educação Física além da rede” com colegas da escola onde atua, para compartilhar práticas pedagógicas. Para ele “é uma satisfação contribuir para a educação pública e para o campo progressivo da educação física escolar”, e é preciso "sempre organizar bem o trabalho, compartilhar resultados positivos e negativos, e enfrentar coletivamente os problemas que vão surgindo".
O evento continua disponível no canal do Núcleo de Informativa Educativa (Nied) da Semec, no YouTube.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								