A Belém Digital, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), promoveu nos dias 15 e 16 de setembro o evento SIPAT 2025. A CIPA é um grupo de trabalhadores eleitos que atuam na empresa para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e com ações de combate ao assédio moral e sexual.
Durante a Sipat, trabalhadores da empresa foram instruídos sobre práticas para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Aprenderam sobre a ergonomia, técnicas posturais e exercícios rápidos que previnem lesões e doenças ocupacionais, com aumento de produtividade e qualidade de vida no trabalho. E foram apresentados à campanha do “Setembro Amarelo”, que busca conscientizar sobre o cuidado da saúde mental.

A técnico-administrativa Maria da Glória Batista, profissional da empresa há 39 anos, considera a iniciativa muito importante e relevante. “Conscientizar os trabalhadores sobre segurança no trabalho vem para aprimorar o profissional e a qualidade de vida. Acredito que mais importância as pessoas dão para os aspectos físico e mental, mais benefícios elas terão na área pessoal e também profissional”, considera Glória Batista.
A programação contou com palestra do palestrante Ricardo Tomaz sobre segurança do trabalho e competências sustentáveis do profissional; comportamento seguro e impacto na rotina da empresa; principais riscos ocupacionais e formas de prevenção; atitudes sustentáveis para o fortalecimento da segurança coletiva.
Na momento de abordar ergonomia e cuidados posturais no ambiente de trabalho, o educador físico Marcelo Casanova instruiu os profissionais sobre técnicas para prevenir lesões por esforço repetitivo, exercícios rápidos e simples para disposição física e melhora da circulação sanguínea, como alongamentos e pausas ativas.
No segundo dia do evento, em alusão à campanha do “Setembro Amarelo”, foram abordados cuidados com a saúde mental e prevenção para a valorização da vida pelo psicólogo da Belém Digital, Cleyber Silva.
Relacionando o tema ao ambiente de trabalho, foram discutidas técnicas para lidar com situações de estresse e pressão; a importância da empatia, resiliência e comunicação assertiva; além de estratégias para manter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.




