A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), segue com o cronograma de revitalização do bairro da Terra Firme, com foco em devolver aos moradores o sentimento de pertencimento e dignidade. As ações de zeladoria, que começaram com uma megaoperação de 15 dias, já retiraram mais de mil toneladas de resíduos e entulhos, recuperaram 277 pontos de iluminação pública e reestruturaram mais de 16 km de vias com a operação tapa-buraco, entre outras melhorias urbanas.
Crédito: Juliana Maia

Agora, os esforços se concentram na limpeza do canal Sapucajuba, localizado próximo ao Conjunto Liberdade, na avenida Rio Tucunduba, no mesmo bairro. Até o momento, mais de 100 toneladas de entulhos e resíduos já foram removidos do local. A ação é conduzida pela Secretaria Executiva de Drenagem Urbana e Saneamento Integrado (Seds), vinculada à Sezel, e mobiliza uma equipe de 20 trabalhadores.
Segundo o secretário executivo da Seds, Marcelo Mattos, o canal se encontrava em estado de completo abandono, o que afetava diretamente a qualidade de vida dos moradores da região.
Crédito: Juliana Maia

“Entendemos a necessidade de continuar as ações dentro do canal da Terra Firme e só sairemos daqui quando a limpeza for concluída. Já estamos no Conjunto Liberdade realizando o serviço e, em breve, acionaremos a diretoria de poda para ajudar na retirada da vegetação ao redor. A meta é devolver dignidade e o sentimento de pertencimento à população”, afirmou o secretário nesta terça-feira (16).
Marcelo Mattos também garantiu que a limpeza no canal Sapucajuba será mantida de forma contínua. “Essa ação atual é mais robusta, com uma equipe maior, mas a intenção é que a manutenção do canal ocorra de forma periódica para evitar novos acúmulos de resíduos”, destacou.
População da Terra Firme reconhece esforço inédito da gestão municipal
Crédito: Juliana Maia

Moradores do Conjunto Liberdade II relatam que esta é a primeira vez, em muitos anos, que uma gestão municipal se dedica à zeladoria urbana do canal e seu entorno. Segundo Maria de Nazaré, de 40 anos, líder comunitária do Conjunto, a última limpeza havia ocorrido há mais de oito anos.
“Há mais de oito anos o Conjunto Liberdade não recebia uma limpeza como essa. A equipe que está aqui está de parabéns. Agradeço muito à prefeitura, que está conosco nessa caminhada. Agora a nossa vida vai melhorar de várias formas, teremos uma área limpa, sem animais peçonhentos, insetos ou sujeira”, disse.
Crédito: Juliana Maia

Outra moradora do Liberdade II, Grazi do Espírito, de 43 anos, fala o sentimento de abandono enfrentado por anos e destaca a atuação da atual gestão.
“Temos muito a agradecer ao prefeito Igor, que trouxe essa equipe para olhar por nós. Agora o conjunto só tem a prosperar. Esse lugar sempre foi esquecido, mas hoje já vemos um olhar diferente para nossa comunidade. Essa limpeza não é fácil, mas está sendo feita, e isso é o que importa”, afirmou.