Defesa Civil de Belém tem menor número de registros em decorrência da chuva

A chuva forte com rajadas de ventos da tarde desta sexta-feira, 9, na capital paraense, gerou duas ocorrências para a Defesa Civil de Belém, até o final do dia. Diferente do ocorrido na tarde de quinta-feira, 8, quando foram atendidos dez chamados.

Velocidade – A explicação pode estar na variação da intensidade das rajadas de vento. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que durante o período da chuva desta sexta-feira, as rajadas de vento alcançaram a velocidade de 39,24 km/h. A máxima registrada na quinta-feira foi de 56,88 km/h. Importante ressaltar, porém, que chamamos de rajadas o aumento repentino da velocidade do vento durante o intervalo de uma hora.

Diariamente, o Inmet registra a velocidade máxima do vento. E é a variação brusca dessa velocidade que recebe o nome de rajada. Ou seja, vento é diferente de rajada de vento. Rajadas de vento podem ser suficientemente fortes para arrancar árvores do chão.

A rajada é um vento de curta duraçã. Ela tem, em geral, menos de 20 segundos, e velocidade pelo menos 18,5 km/h maior do que a média de velocidade que vinha sendo sendo observada antes dela ocorrer.

Até o final do dia desta sexta-feira, as ocorrências registradas na Defesa Civil de Belém diziam respeito a um imóvel localizado na travessa Castelo Branco, que teve parte do telhado destruída em decorrência da ação das rajadas de vento, e outro localizado na Travessa 3 de maio, que teve a estrutura abalada.

Texto: Aycha Nunes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar