Prefeitura de Belém realiza operação de limpeza e resgata pontos turísticos da Baía do Sol

A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro e as Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e de Urbanismo (Seurb), realizou cinco dias de operação de limpeza na Baía do Sol, o bairro mais afastado do centro de Mosqueiro, com aproximadamente 12 quilômetros de distância por via rodoviária. No local, foram realizadas as ações de limpeza de vias, capinação, coleta de entulhos e iluminação pública.

Os moradores elogiaram a ação. “Fazia muito tempo que ninguém via um serviço de limpeza, por aqui”, disse o aposentado José Ribamar de Sousa, que nasceu, cresceu, casou-se e criou os filhos e netos na Baía. “Isso aqui é um paraíso”, conta.

"Aqui é muito bom"– A Baía do Sol tem belos pontos turísticos: a rampa, onde os barcos aportam no final da tarde para comercialização do pescado, o calçadão, a praia Grande e a Fazendinha. O coreto da pracinha temática também é muito apreciado pelos moradores e visitantes. É nesse local que os aposentados José Ribamar Sousa e sua esposa Deusa, e Manoel dos Santos, passam as manhãs sob a sombra das árvores e apreciando a natureza. “Não troco esse lugar por nenhum outro lugar no mundo. Aqui é muito bom”, elogiam.

A limpeza resgatou a beleza natural do local. Para Raimunda do Socorro Silva, secretária da Colônia de Pescadores (Z-09) da Baía do Sol, uma das mais antigas do Pará com data de fundação em 1918, a localidade precisa estar sempre limpa, pois, é um balneário turístico bastante freqüentado pelo público. Por enquanto, por causa da pandemia, a Baía do Sol está em clima de tranqüilidade com a população nativa.

“Estamos no período do Defeso, também. A colônia de pescadores está providenciando a solicitação do pagamento do seguro da pesca para seus associados”, relata Raimunda, que também faz parte da Associação das Mulheres Pescadoras da Baía do Sol. “Na Associação de Mulheres temos outras tarefas como realização de cursos, por exemplo”, completa.

Limpeza – Além da Baía do Sol, as áreas centrais de Mosqueiro também passam por serviços de limpeza em geral. Segundo o diretor do Departamento de Operações da ADMOS, Raimundo Nonato Rodrigues, desde o início da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, o distrito de Mosqueiro tem recebido apoio importante para realização da coleta do lixo domiciliar, de entulho e os serviços de roçagem e capinação.

“Não é tarefa fácil, pois, Mosqueiro tem uma extensão territorial maior que Belém e precisamos muito que todos colaborem com a limpeza pública”, deseja. Para evitar o acumulo de lixo nas ruas de Mosqueiro, a Agência Distrital também desenvolverá uma campanha educativa para incentivar a coleta seletiva de lixo e aguardar o carro coletor em dias e horários pré-estabelecidos.

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar