A Companhia de Desenvolvimento Metropolitano de Belém (Codem), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Urbano (DDU), apresentou o Programa Ambiental Urbanístico Nossas Águas e o Projeto Marina Belém. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (07) e contou com a presença da diretora da DDU, Regiane Baia, e do erquiteto Matheus de Almeida Vieira, do Gabinete do Prefeito, além de coordenadores e técnicas da Codem.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Urbano da Codem, essas iniciativas já haviam sido iniciadas, mas precisavam ser ajustadas às prioridades da nova gestão de Belém. Por isso, a importância da presença do representante do prefeito na reunião, para que pudesse participar da apresentação das matérias e sugerir ajustes.
Inclusão – Em linha gerais, o Programa Ambiental Urbanístico Nossas Águas e o Projeto Marina Belém têm como objetivos gerais a garantia de uma dinâmica inclusiva das populações das áreas onde serão feitas as intervenções urbanísticas propostas pela prefeitura; garantir o acesso à cidade, a partir da urbanização das áreas passíveis de enchentes; recuperar e preservar áreas de proteção ambiental; e revitalizar bacias hidrográficas, com a reincorporação do espaço à dinâmica urbana, aproximando as comunidades aos rios e, assim, proporcionando bem-estar dos que vivem e moram em Belém.
O Nossas Águas também pretende atingir áreas urbanas que estejam ou não ocupadas e sem infraestrutura, com o reassentamento das famílias moradoras; promover espaços de convivência, garantindo às comunidades o acesso à cidade formal e 3. Recuperar as áreas de influência de bacias hidrográficas, de maneira a proteger e manter as nascentes e cursos d'água.
Já o Projeto Marina Belém tem como objetivos gerais, favorecer a ocupação pelo público em geral de uma área que já fez parte da cultura local e que atualmente está subutilizada; fornecer à população de Belém mais um espaço de convivência que aprecie a paisagem fluvial, característica da Amazônia; e oferecer espaços de uso coletivo para atividades esportivas, de lazer, de comércio, de alimentação e de convivência.
Texto: Willys Lins
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								