A Defesa Civil de Belém vistoriou, nesta terça-feira, 23, o imóvel onde um botijão de gás explodiu e feriu duas pessoas, no bairro do Barreiro, na capital paraense. O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira, 22, na passagem Goiabal. A vistoria técnica identificou o comprometimento parcial da estrutura do telhado e risco de colapso nas paredes do cômodo em que houve o incêndio.
Na casa de dois pavimentos, residem 10 adultos e quatro crianças. De acordo com a Defesa Civil, não houve necessidade de interdição do imóvel porque só um compartimento foi atingido.
Análise – De acordo com o relatório do engenheiro Cláudio Paquet, “foi verificado que parte da cobertura foi atingida, com a queda de diversas telhas e comprometimento de sua estrutura de madeira neste ponto, logo acima do local do incêndio. As paredes do cômodo atingido estão com rachaduras, fruto do calor intenso, com risco de colapso, caso não sejam recuperadas com urgência". Ainda, segundo o documento, houve queda do reboco em grande parte do local.
O relatório da Defesa Civil aponta também que a parte elétrica do cômodo foi destruída e o piso encontra-se deteriorado, com lajotas quebradas. Porém, a análise visual sumária não verificou alterações estruturais em outros cômodos da residência.
O relatório da vistoria foi encaminhado à Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e à Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) para avaliação de possível inscrição da família nos programas sociais do município e do estado.
Texto: Aycha Nunes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								