Para agilizar o atendimento de Covid-19 nas tendas e clínicas de campanha, que fazem parte do Plano de Contingenciamento da pandemia em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) lançou o Edital de Chamada Pública para contratação emergencial temporária de 200 profissionais, que colocarão em prática as ações previstas no Plano de Estruturação da “Rede Integrada de Enfrentamento, Rastreio e Monitoramento de Casos e Contatos de Covid-19”.
Os candidatos estão sendo selecionados por meio de análise curricular. Os profissionais que estão sendo contratados são da área da saúde (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem) e do administrativo (assistentes administrativos).
Ao todo a Sesma recebeu 17 mil currículos para selecionar 200 pessoas. Os escolhidos estão sendo acolhidos na Sesma, onde recebem orientação sobre como proceder no trabalho. Os novos contratados devem começar o serviço a partir da próxima terça-feira, 23.
Josiane Silva, técnica de enfermagem faz parte do grupo de profissionais que está sendo contratado para atuar na Clínica de Campanha. Ela conta que não vê a hora de começar a atender e ajudar quem está lutando contra a Covid e que salvar vidas é muito gratificante.
O diretor de Atenção Básica da Sesma, Vítor Nina, ressalta que esses profissionais serão inseridos em dois novos serviços que estão sendo disponibilizados pela Secretaria. “O primeiro é o Bora Cuidar em Casa, que fará assistência domiciliar a pacientes de Covid-19, ofertando cuidados multiprofissionais, administração de medicamentos e oxigênio terapia. Já o outro grupo vai atuar nas clínicas de campanha, que atendem casos leves e moderados. Nesses espaços, quem chega é acolhido por um técnico de enfermagem. Em seguida passa por um enfermeiro e depois por um médico, onde recebe medicamentos e passa a ser monitorado em casa até se recuperar da doença”, explica.
Texto: Carolina Costa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								