Prefeitura lança programa de atenção integral à mulher

“A luta feminina é uma luta milenar acompanha a história da humanidade”, com essa frase o prefeito Edmilson Rodrigues homenageou em live em suas nas redes sociais, todas as mulheres que neste 8 de março elevam a voz e lutam por políticas públicas igualitárias, respeito à vida feminina e liberdade. A data marcou o lançamento do programa municipal de atenção integral à mulher, “É Das Manas”, da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), que vai oferecer acesso à saúde, formação em cursos profissionalizantes e ações de políticas sociais.

Durante a live, o gestor municipal recebeu a coordenadora Lívia Noronha que falou sobre o funcionamento e serviços do programa “É Das Manas” e abordou a campanha Março Lilás, que chama a atenção para a realização de exames preventivos para combater o câncer de colo de útero.

No Brasil, no ano de 2018, a taxa de mortalidade por idade foi de 6 para 100 mil mulheres. A Região Norte está em segundo lugar no ranking nacional em casos de câncer de colo de útero, pois menos de 75% das mulheres entre 25 e 64 anos realizam o exame preventivo. “Na maior parte do Brasil as mulheres morrem muito mais de câncer de mama.
No Norte, o câncer que mais mata mulheres é o câncer de colo de útero. Se o exame preventivo é feito e se nós conseguimos atingir a meta de vacinação contra o HPV, que é um ponto importante de prevenir o câncer de colo de útero, se a gente consegue atingir 80% de vacinação, a gente consegue prevenir e diminuir o índice em pelo menos 40%”, informou Lívia Noronha.

Diante dos dados o prefeito enfatizou a importância da realização do exame “Papanicolau”, para diagnóstico precoce da doença, e da vacinação de HPV.

“O Pará é um dos recordistas em câncer de colo do útero. Belém vai voltar a turbinar uma política de combate a esse mal para vacinar as mulheres e garantir o preventivo. O Poder Público e o SUS são fundamentais para garantir uma vida saudável e digna para as mulheres”, assegurou o prefeito.

É Das Manas – O programa “É das Manas” tem como objetivo promover diversas ações educativas a respeito dos direitos das mulheres, voltadas à saúde, políticas públicas e formação com cursos profissionalizantes. Neste mês, num primeiro momento do programa, as ações ocorrem nas redes sociais da Combel com a realização de lives e divulgação de conteúdos sobre a prevenção ao câncer do colo de útero, violência de gênero e canais de denúncias.

Na live a titular da Coordenadoria da Mulher de Belém, Lívia Noronha, que é feminista, negra, mãe e pesquisa filosofias feministas, explicou a dinâmica do programa que oferecerá acolhimento, atividades em combate ao machismo e formação com foco no mercado de trabalho e oferta de microcrédito às mulheres atendidas na Combel.

Com essas ações o programa busca combater o feminicídio, que no Pará entre os anos 2019 e 2020, apresentou um aumento de casos de 118%.

Participação – A live contou com a presença da artista plástica, pintora e desenhista Dannoelly Cardoso, 30 anos, que é especializada no super-realismo com a utilização de materiais como o giz pastel seco, tinta acrílica e de tecido, grafite e lápis sanguíneo. Durante o evento festivo em celebração ao Dia Internacional da Mulher, falou sobre o processo artístico para produzir suas obras. A artista mostrou um dos pontos turísticos mais charmosos de Belém, o Ver-O-Rio, feito em giz pastel seco.

Atualização coronavírus – O prefeito da capital paraense divulgou ao final da live a atualização dos números da Covid-19, registrados no último domingo,7:

Taxa de ocupação de leitos em UTI (72,2%).
Taxa de ocupação de leitos clínicos (92,5%).
Casos confirmados (75.695).
Pessoas recuperadas (68.511).
Óbitos confirmados (2.871).

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar