Em comemoração ao dia internacional da Mulher, as servidoras da Secretaria Municipal de Economia receberam da Prefeitura de Belém, por meio da Secon e da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), nesta quarta-feira, 03, homenagens e orientações sobre saúde e valorização feminina.
Por causa do decreto estadual 800/2020, que mudou o bandeiramento da capital de laranja para a cor vermelha, apenas uma servidora de cada departamento da Secretaria participou do evento, que não ultrapassou dez pessoas. “Estamos com todo o cuidado com nossas funcionárias, que têm jornada dupla também dentro de casa, e, portanto, devem se manter com saúde, principalmente contra a Covid-19. As servidoras que participaram das homenagens serão canais de orientações às demais mulheres da Secon”, destacou a diretora de Apoio à Produção, Domingas de Paula.
Durante a programação foram apresentados os vídeos do Cordel da Maria da Penha e Mulheres Pretas, com rodadas de ideias sobre à luta da mulher contra a violência física, psicológica, moral e sexual. Outro debate foi sobre o Março Lilás, que corresponde à importância dos cuidados para prevenir o câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Experiências – Danielle Dias trabalha no Departamento de Feiras e Mercados da Secon há sete anos e compartilhou as dificuldades que enfrentou como mulher. “Já passei por muitas experiências ruins, desde relacionamentos abusivos, com violências física e psicológica, até um câncer que tive em 2019. Posso dizer que venci todas as etapas, com a ajuda de uma rede de apoio. Agora tento ensinar para a minha filha de 11 anos a lutar pelos ideais feministas”, destacou a funcionária.
Apoio – A titular da coordenadoria da Mulher de Belém, Lívia Noronha, explicou que o trabalho da Combel é promover políticas públicas para ajudar mulheres da nossa capital em diversas áreas, isso inclui, também, as servidoras de Prefeitura de Belém. “Estamos amparadas com uma assessoria jurídica que orienta a mulher que passa por qualquer tipo de opressão e não sabe agir diante dos fatos”, observou a coordenadora.
Serviço – A Combel fica nos altos do mercado de carne Francisco Bolonha, no Complexo do Ver-o-Peso, situado no boulevard Castilho França, s/n, no bairro Campina, em Belém. A Coordenadoria está aberta a qualquer mulher do município, como rede de apoio e defesa às causas feministas.
Texto: Roberta Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								