Pacientes infantojuvenis que passam por tratamentos prolongados no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna participaram de um passeio especial nesta sexta-feira (10), em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no domingo (12). Acompanhados dos familiares, as crianças e adolescentes tiveram momentos de lazer e contato com a natureza em uma trilha educativa no Bosque Rodrigues Alves, numa programação promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Crédito: Paula Lourinho

Durante o percurso na trilha educativa, a garotada teve a oportunidade de interagir com os animais, conhecer de perto as espécies da fauna local, além de ouvir explicações de profissionais do espaço. Segundo Ana Célia, coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Semma, esta é a segunda edição da iniciativa voltada aos pacientes do Hospital Gaspar Vianna.
“Alguns desses pacientes passam longos períodos internados. O passeio é uma forma de aliviar a rotina difícil que levam. Inclusive, o Bosque foi escolhido por eles como uma forma de contato com a natureza e os animais. Tem sido uma experiência muito positiva“, afirma a coordenadora.
Crédito: Paula Lourinho

Os pacientes passaram por avaliação médica antes da liberação para a atividade. Ainda assim, o passeio contou com o suporte de uma equipe multiprofissional do hospital, composta por pedagogos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, auxiliares de reabilitação e terapeutas ocupacionais, resguardando a segurança dos participantes ao longo da programação.
A enfermeira da clínica pediátrica do Hospital de Clínicas, Angélica Amaral, destaca a importância desse tipo de atividade fora do ambiente hospitalar:
“Algumas dessas crianças ficam internadas por um ou dois meses, passando por múltiplas cirurgias e procedimentos. O passeio ajuda a aliviar o estresse, promove alegria e pode até contribuir para o fortalecimento da imunidade, já que momentos de descontração têm efeitos positivos na saúde”, esclarece.

Alegria e emoção
Para o pequeno Rael Ribeiro, de 5 anos, o dia foi inesquecível. “Gostei de ver os animais, principalmente a capivara, e do brinquedo que ganhei”, disse com entusiasmo.
Samuel Abreu, de 10 anos, também aproveitou cada momento do passeio. A mãe, Keelty Abreu, de 44 anos, moradora de Ananindeua, celebrou a recente alta hospitalar do filho e se emocionou ao falar da importância do passeio para o pequeno, que está em tratamento cardíaco desde o nascimento.
“Quero que meu filho carregue essa memória afetiva, e não a do hospital. Passamos por muito sofrimento, e agora quero preencher a memória dele com momentos bons, como esse passeio. Quero que ele se lembre do dia em que brincou com os amigos e viu os animais, e não apenas das internações”, declarou.
Crédito: Paula Lourinho

Além da trilha educativa, as crianças e os adolescentes se divertiram no parquinho, fizeram fotos, interagiram entre si e, ao final da programação, foram presenteados pela Semma com brinquedos, como bonecas, carrinhos e jogos.
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								