Semec reúne gestores e coordenadores para tratar sobre retomada às atividades

Nesta terça-feira, 16, feriado de Carnaval, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou a 1ª Reunião com Gestores e Coordenadores da Educação Infantil, com o objetivo de dialogar sobre a gestão pedagógica da primeira etapa da educação básica, a educação infantil. Pensar um plano de retomada das crianças da educação infantil às escolas foi um dos pontos discutido no evento.

O encontro, organizado pela Diretoria de Educação, ocorreu virtualmente no período da manhã e tarde, reunindo 200 profissionais da educação, entre coordenadores e diretores de espaços de educação infantil da rede municipal de educação.

“Já passei a terça-feira de carnaval em vários lugares diferentes, mas é a primeira vez que eu passo trabalhando, com o nosso olhar voltado às crianças”, disse a secretária Municipal de Educação, Márcia Bittencourt, que ressaltou sobre a importância desses momentos com a comunidade educacional.

Segundo ela, a ideia foi “pensar juntos nosso plano de retomada, para que se consiga pensar e preparar de que forma vamos voltar às nossas atividades. Sempre com alegria, com amor, com afeto, para que as crianças aprendam a amar e serem amadas, aprendam a sorrir, para que possam ser crianças, também, dentro das nossas escolas”.

Alinhamento – O encontro debateu a Gestão Democrática da Semec 2021-2024: Emancipação, humanização e Liberdade e seus alinhamentos para o plano de orientações da educação infantil de Belém, onde é defendida uma gestão colegiada de ações e encaminhamentos da primeira etapa da educação básica em articulação com as modalidades da educação especial e a educação do campo, considerando que na rede municipal de ensino há várias singularidades de infâncias que habitam em Belém.

O evento contou com a participação da escritora, compositora e integrante da equipe técnica da Coordenação da educação infantil de Belém, Heliana Barriga, convidada para recitar poemas, cantar e animar o encontro virtual.

“Nós precisamos estar abertos aos outros, temos que estar abertos e disponíveis para ouvir as crianças na sua perspectiva integral e, por meio da gestão democrática, vamos dar voz às crianças, bem como para todos os que estão no chão da escola”, disse a Diretora de Educação da Semec, Dorilene Melo.

Já a coordenadora do Centro de Referência e Inclusão Gabriel Lima Mendes, Tatiana Maia, destacou que "vamos trabalhar coletivamente para construir juntos a educação inclusiva que nossas crianças têm direito, respeitando suas potencialidades, trabalhando também a formação de professoras e professores para atuarem na educação especial na perspectiva inclusiva".

A partir do debate feito no encontro, a atual gestão da Semec quer mostrar que a proposta de gestão da educação infantil é alinhar as diretrizes freirianas com uma educação democrática e popular, para garantir o desenvolvimento integral das crianças, possibilitando a elas o direito de viver a sua infância plena, como assim destacou a coordenadora da educação infantil de Belém, Míriam Amaral.

Texto: Amanda Cardoso

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar