José Raiol volta à Prefeitura de Belém para desenvolver projetos arquitetônicos

A Prefeitura de Belém convidou o arquiteto e urbanista José Raiol para participar da revitalização e recriação de alguns espaços públicos da cidade. O trabalho busca “devolver ao cidadão, à cidadã, morador de Belém, aos visitantes da cidade a experiência de convivência em espaços urbanos, como espaços de lazer, de comunicação da cultura, de compartilhamento da natureza, que nos envolve, e que principalmente, faz parte de nossas vidas não só como paisagem, mas como parte da vida cotidiana socialmente construída num espaço público comum”, informou o prefeito Edmilson Rodrigues.

José Raiol, participa do Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (NAMA) e foi o arquiteto responsável por projetar o Memorial dos Povos de Belém, que simboliza a diversidade de culturas que formaram os povos amazônicos na cidade. Agora terá a missão e o desafio de projetar o Memorial dos Povos Negros, que acolherá tantas outras etnias presentes na formação do povo amazônico, no espaço Ver-o-Rio.

O arquiteto explica que o novo projeto vai apostar em soluções que valorizem a cultura amazônica: “Devemos pautar a arquitetura da cidade amazônica por uma arquitetura moderna, que utilize os mais atuais conhecimentos da tecnologia, mas também por uma arquitetura adequada ao espaço e tempo dos povos amazônicos que habitam nossa cidade", explica Raiol.

Ele ressalta, que vai considerar as condições ambientais, limitações econômicas e as necessidades socioculturais locais para o novo memorial. "Quanto ao tempo, lutar por uma arquitetura que reflita o conhecimento humano atual, novas tecnologias, mas também inovações tecnológicas nossas. A arquitetura sustentável amazônica tem que se pautar pelo aspecto local e global, pela consideração das mudanças climáticas e pela desigualdade social global, por uma arquitetura e um urbanismo que contribua para melhoria da cidade, do país e de um mundo melhor”, afirma José Raiol.

O NAMA foi criado na Universidade Federal do Amazonas e é composto por professores e arquitetos dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Pará, Rondônia, Tocantins, Goiás, Minas gerais e São Paulo. O núcleo tem como objetivo promover o reconhecimento, documentação, preservação e divulgação da produtividade amazônica, com inovação e contribuição ao desenvolvimento regional, no âmbito da arquitetura e urbanismo. Quatro arquitetos paraenses fazem parte desse grupo. Além de José Raiol, Jussara Derenji, José Bassalo (UFPA) e Giovani Sarquis (IPHAN).

HISTÓRIA – José de Andrade Raiol possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. É professor do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Ideal, atuando principalmente em Planejamento Urbano.

Em 2010, realizou o Diagnóstico Urbano Ambiental de Marabá – PA, a convite das Organizações das Nações Unidas (ONU), através da Un-Habitat, agência para América Latina e Caribe. José Raiol também foi Secretário Municipal de Urbanismo do município de Belém e Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano do Estado do Pará, além de professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Pará, exercendo o cargo de Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Texto: Juliana Brito

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar