Problemas na estrutura física, falta de equipamentos e projetos, e apenas dois servidores no atendimento. Esse foi o quadro que a nova diretora da Defesa Civil Municipal, Christiane Ferreira da Silva, encontrou ao chegar ao órgão na última segunda-feira,4. Responsável por um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, a Defesa Civil não dispõe de um canal de comunicação, o que dificulta a transparência das ações. “Diferente de outros municípios, não possuímos um atendimento informatizado, sites e redes sociais, o que impossibilita uma maior integração e visibilidade pelos cidadãos”, apontou Christiane. A titular do órgão também destacou outros problemas graves deixados pela administração anterior. “Recebemos a Defesa Cívil sem um quadro técnico, o que inviabiliza qualquer demanda, sejam espontâneos ou provocados por outros órgãos. Os poucos servidores não possuem materiais adequados para o trabalho, como kits de primeiros socorros e macas”.
Sem uma transição adequada, não existe nenhum projeto ou planejamento para o período de inverno amazônico em Belém. A falta de transparência deixada pela administração anterior vai exigir um maior esforço na busca de um cronograma e planejamento para esse período. “Não foi apresentado nenhum planejamento estratégico para atendimento às demandas do período. E estamos trabalhando para um atendimento emergencial em que possamos ter uma ação de proximidade com a sociedade. A Defesa Civil não atua somente na prevenção, mas também em sinistros e é fundamental uma rede articulada para não só acolher, mas também subsidiar as pessoas de todas as politicas”, destaca a diretora.
Uma das primeiras medidas da nova administração é desburocratizar o órgão e informatizar o atendimento. “Encontramos uma Defesa Civil burocrática e uma das medidas será informatizar o atendimento, dando mais celeridade e gerando relatórios mais reais das demandas recebidas e atendidas”. Uma das ações já adotadas é a criação de um perfil no Twitter com atualização diária da tábua de marés com dados da Marinha do Brasil, previsão do tempo, portarias e informativos do órgão.
Serviço:
Defesa Civil de Belém
Endereço: Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel – Av. Pedro Miranda – Altos.
Twitter: @DefesaCivilBel
Belem.pa.gov.br
Texto: Madson Sousa