A nova estrutura da escola municipal Palmira Lins de Carvalho encantou a estudante Haila de Oliveira, de 15 anos. Aluna do 9º ano da unidade educacional, que fica localizada no bairro da Marambaia, Haila conheceu na manhã desta quinta-feira, 10, as novas salas climatizadas, carteiras novas e outras melhorias estruturais realizadas no espaço.
A unidade passou por uma reforma completa, atendendo o bloco administrativo e salas de aula, e recebendo novas coberturas, pintura geral, piso de alta resistência, forro, instalação elétrica, reforma do refeitório, pintura do piso da quadra de esporte, climatização total, entre outras mudanças. O total de investido na revitalização foi de aproximadamente R$ 850 mil.
“Sonhava com uma escola assim. Toda essa nova estrutura e melhoria vai ajudar e contribuir para um melhor aprendizado“, comemorou a estudante.
A reforma no espaço vai beneficiar mais de 700 alunos do ensino infantil e fundamental, que ficarão divididos em 11 salas de aula e distribuídos em 22 turmas no turno da manhã e tarde. “É a primeira de uma série de escolas que estão sendo entregues e já estão preparadas para receber os alunos neste retorno“, comentou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
Mangueirão – Outra unidade educacional entregue hoje, dia 10, foi a Escola Municipal Professor Walter Leite Caminha, no bairro do Mangueirão. A escola recebeu um investimento de R$1 milhão na reforma total do prédio, com novas instalações elétricas e hidrossanitárias, coberturas, pinturas em geral, descupinização, impermeabilização, revestimentos, novos pisos, instalações de ar condicionados em todas as salas, entre outras mudanças.
“Esses projetos de renovação dos espaços físicos faz parte de um trabalho em conjunto das pessoas que fazem a secretaria de educação”, disse Zenaldo Coutinho.
A escola comporta 10 salas de aula e possui 26 turmas, nos turnos da manhã, tarde e à noite, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), possuindo a capacidade máxima de 982 alunos. A manipuladora de alimentos da unidade, a merendeira Maria do Perpétuo Socorro, de 59 anos, adorou a nova estrutura e destacou a importância de zelar pelo novo espaço. “Vamos trabalhar para preservar toda essa estrutura que está sendo entregue para alunos, professores e colaboradores. Devemos cuidar como a nossa casa“, comentou.
Na unidade funciona, também, uma sala de recursos multifuncionais voltada para Pessoas com Deficiência (PCD), que atende 34 alunos. O mecânico Rui Sales, de 53 anos, conheceu a nova estrutura do ambiente, pai de um aluno matriculado na sala multifuncional, Rui destacou os avanços na vida do filho. “Meu filho possui dificuldade na coordenação motora, com os trabalhos de computação e leitura feitos aqui, ele evoluiu muito. Com esse novo ambiente equipado e estruturado, a expectativa é que evolua cada vez mais”, contou emocionado.
Retorno – As duas unidades já estão preparadas para a primeira etapa de retorno das aulas no ensino público municipal, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 14, para 33% dos alunos do 8º e 9º ano, e a 4ª totalidade da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
As escolas contam com tapete com hipoclorito para higienização dos sapatos na entrada e saída dos alunos; controle de temperatura com termômetro de testa infravermelho; dispenses de álcool em gel e pias na entrada, com água e sabão para higienização das mãos. As medidas fazem parte do protocolo de segurança de combate à Covid-19, explicou a titular da Secretaria Municipal de Educação, Socorro Aquino. “Todas as escolas municipais já estão preparadas para receber os alunos neste retorno. Essa volta não é obrigatória, os pais terão a opção de não enviarem os filhos. O aluno que não retornar vai poder ser atendido pelo programa de televisão oferecido pela Semec”.
Texto: Victor Miranda