Bernardo Sayão recebe ações de combate ao descarte irregular de lixo

Nesta sexta-feira, 11, equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com o apoio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), realizaram o trabalho de retirada do lixo que é descartado irregularmente na Avenida Bernardo Sayão, entre Rua dos Pariquis e Rua dos Mundurucus, Jurunas.

O despejo irregular de lixo e entulho na área do canal da Avenida Bernardo Sayão tem causado prejuízos à saúde das pessoas e, também, ao andamento das obras de macrodrenagem e urbanização, que visam melhorar as condições de saneamento e diminuir alagamentos da área. Diante disso, foram disponibilizados containers para depósitos de lixo e entulho no local.

“Descartar lixo em local inadequado é crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. É importante ressaltar que a Sesan realiza um trabalho intensivo diariamente e de forma abrangente. Apesar disso, ainda nos deparamos com pontos de lixo, ocasionados pelo próprio cidadão”, destacou o fiscal de serviço de coleta de lixo domiciliar e entulhos da Sesan, Aldenizio Moraes.

De acordo com o fiscal, a partir de hoje a Sesan realizará duas coletas diárias no período de segunda a sexta-feira, mas conta com o seu apoio para manterá via sempre limpa, pra proteger o meio ambiente e, principalmente, proteger a saúde e de quem mora na avenida.

“O social do Promaben em parceria com a Sesan também tem realizado campanha de conscientização, distribuindo panfletos no local. Infelizmente uma parte da população ainda não entendeu a mensagem e continua fazendo o descarte irregular de lixo. A gente pede ajuda da população para combater esse problema, que infelizmente insiste em acontecer no município”, conta o engenheiro sanitarista do Promaben, Deivison Rodrigues.

Segundo o comerciante Adriano Costa, foram os próprios moradores que transformaram a via em um ponto crítico de descarte irregular de lixo. “Eu vejo todos os dias a prefeitura limpar. São caçambas cheias de lixo que eles tiram de dia e, quando é a noite, já está cheio novamente. É um trabalho incansável”, lamentou o comerciante.

Equipes da Sesan percorrem, diariamente, o bairro do Jurunas e outros pontos da cidade, recolhendo lixo e entulho descartados de forma criminosa.

Texto: Laiana Damasceno

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar