Belém é reconhecida com o Selo Caixa Gestão Sustentável na COP 30

Em cerimônia no Pavilhão Pará Green Zone, no Parque da Cidade, a Prefeitura de Belém recebeu o certificado nível Cristal em reconhecimento às boas práticas de sustentabilidade, inovação e inclusão social que ttornam a capital referência de cidade inteligente e verde.

Crédito: Rayana França

Prefeito Igor Normando durante a entrega do Selo Caixa Gestão Sustentável.

Belém foi oficialmente reconhecida com o Selo Caixa Gestão Sustentável – nível Cristal, em cerimônia realizada no Pavilhão Pará Green zone (Zona Verde), no Parque da Cidade, local onde ocorrem as reuniões da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). A certificação, concedida pela Caixa Econômica Federal, destaca o compromisso da capital paraense com a sustentabilidade, a inovação e a governança responsável.

O evento ocorreu nesta terça-feira, (11), e integrou a programação oficial da COPc30. Durante o Painel Selo Caixa Gestão Sustentável, o prefeito Igor Normando recebeu o reconhecimento em nome da cidade. A ocasião também premiou Manaus (AM), reafirmando o protagonismo da Região Norte nas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

“É um reconhecimento inédito para Belém e Manaus, que fortalece nossa capacidade de atrair investimentos e impulsionar projetos sustentáveis”, destacou o prefeito Igor Normando durante a cerimônia.

Reconhecimento por boas práticas de gestão e inovação

Criado pela Caixa Econômica Federal, o Selo Caixa Gestão Sustentável reconhece municípios que adotam boas práticas de gestão ambiental, social, climática e de governança (ESG). As cidades são avaliadas em 21 indicadores que medem desde a eficiência energética até políticas de inclusão social e gestão de riscos.

Belém obteve o nível Cristal, uma das mais altas categorias da certificação, graças ao conjunto de ações que vêm transformando a capital em uma “smart city” — uma cidade inteligente, verde e inclusiva.

Entre as iniciativas que contribuíram para a conquista estão:

  • Modernização da iluminação pública em led: 96,5% dos 95.971 pontos de iluminação da cidade já utilizam tecnologia led, reduzindo custos, consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa. A meta é alcançar 100% de cobertura até o primeiro semestre de 2026.
  • Programa Aluguel Social: garante moradia digna e apoio financeiro a mais de 670 famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando a inclusão e a proteção social.
  • Uso do BIM (Building Information Modeling): tecnologia aplicada na gestão de obras públicas que aumenta a transparência e eficiência na execução de projetos municipais.
  • Plano de Gerenciamento de Riscos e Desastres: integra ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para estabilização de encostas e prevenção de deslizamentos, priorizando soluções sustentáveis.
  • Projeto de Soluções Baseadas na Natureza: promove infraestrutura verde e melhorias na qualidade de vida urbana.
  • Parque Urbano Comunitário Agroflorestal Igarapé São Joaquim: com 46 hectares, o projeto beneficiará cerca de 100 mil pessoas, unindo agricultura urbana, sustentabilidade e inclusão social.

Impacto positivo e benefícios do selo

Com o Selo Caixa Gestão Sustentável, Belém passa a contar com condições diferenciadas para acesso a linhas de crédito como o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa Verde) com foco em projetos sustentáveis, como eficiência energética, energia renovável e redução do consumo de água e o Finisa Transformação Digital, modalidade de linha de crédito que financia a modernização da gestão pública por meio de recursos para projetos de transformação digital. Isso inclui investimentos em infraestrutura de TI, como redes e sistemas, e aquisição de equipamentos para melhorar a eficiência e a acessibilidade dos serviços públicos aos cidadãos.

“Esse selo reforça o compromisso de Belém com uma gestão moderna, sustentável e sensível às necessidades da população”, destacou o prefeito.

Com a certificação, Belém se junta ao grupo de cidades brasileiras reconhecidas pela Caixa por sua gestão inovadora e sustentável, reafirmando seu papel de liderança ambiental no contexto da COP 30 e inspirando outros municípios a seguir o mesmo caminho rumo a um futuro mais equilibrado e inteligente.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar