Sesma monitora casos de Covid-19

De 27 de outubro a 03 de novembro, 201 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Belém. A informação está disponível no Painel da Covid-19, que faz o monitoramento diário de casos e dá transparência à evolução da doença na capital. São dados que são atualizados continuamente e a partir das notificações de estabelecimentos de saúde públicos e privados. O aumento de casos, publicado em vários veículos de comunicação, não se refere somente a casos novos, mas as notificações de pessoas que já tiveram a doença e que hoje têm a oportunidade de fazer a testagem rápida ou a sorologia.

Isso é possível com o aumento da oferta de testes no mercado nacional, o que facilitou o acesso das pessoas ao serviço. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também ampliou a testagem por meio do exame de PCR e distribuição de 56 mil testes rápidos na rede pública municipal para a pesquisa epidemiológica e identificação de casos em grupos de risco e profissionais da linha de frente da saúde e da segurança pública. Atualmente, 32,4% das confirmações são por testes laboratoriais, 62,2% por testes rápidos e 5,4% por vínculo epidemiológico.

De acordo com Veronilce Borges, coordenadora da Divisão de Vigilância epidemiológica da Sesma, o cenário ainda é de pandemia, e o risco de transmissão do vírus ainda é considerado alto por isso podem ocorrer oscilações com aumento no número de casos, o que não significa que haja um novo pico ou segunda onda, mas uma oscilação no número de casos que está sendo monitorada pela equipe da saúde. "De qualquer forma, é necessário que medidas de controle sejam adotadas para evitar a dispersão do vírus e o aumento de casos da forma como vimos em abril e maio. A Covid-19 é uma doença de notificação obrigatória e imediata e por isso, sempre que houver a suspeita durante um atendimento médico, deve ser repassada à secretaria de saúde", destaca.

Os dados inseridos no painel estão sob constantes alterações, tendo em vista que resultados de exames saem todos os dias. O número de casos acumulados não serve isolodamente para avaliar a evolução da pandemia no município, mas sim se deve considerar a data de início de sintomas das pessoas notificadas e orientar as medidas de isolamento e prevenção de novos casos.

Durante o mês de setembro, foram confirmados 2.137 casos. Já em outubro, este número subiu para 3.309 e em novembro, até o dia 04, são sete casos positivos. Comparando esta evolução, entre setembro e outubro, Belém teve um aumento de 35% no número de casos, sendo que a média móvel nos últimos sete dias é de 17. Em outubro, o dia com maior número de casos foi o dia 13, com 199 confirmações.

A cada novo cenário da pandemia, a Sesma segue adotando as medidas necessárias para evitar a proliferação da Covid-19 na cidade. Para tanto, tem um comitê que soma diversos profissionais de distintas áreas técnicas, que monitoram e elaboram os protocolos para a Covid-19 na capital, o que inclui fluxo de atendimento nas unidades básicas e de urgência e emergência, regulação de leitos, administração de medicações, telemedicina, central telefônica para notificações e esclarecimento da população, pontos para testagem entre outros.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar