A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), já contabiliza a manutenção de mais de 20 mil de bocas de lobo e poços de visita na rede de drenagem por toda a cidade. O trabalho permanente de limpeza e desobstrução contribui para reduzir alagamentos e melhorar a mobilidade urbana.
Para garantir mais tranquilidade, segurança e qualidade de vida para a população, o principal foco são áreas com histórico de alagamento, como pontos críticos dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, com áreas que estavam sem atenção adequada há anos.
O prefeito Igor Normando tem acompanhado de perto os serviços de limpeza de bueiros, como na passagem Euclides da Costa, no bairro Jurunas. Durante a visita, o prefeito reforçou que o sucesso das ações depende também da colaboração da população.
“A Prefeitura faz o seu papel e já triplicou o número de equipes nas ruas com caminhões de hidrojato fazendo o trabalho de desobstrução de bueiros e limpeza dos canais. Infelizmente, parte da população ainda não se conscientizou de que jogar lixo no local correto é cuidar da sua vida e da vida das pessoas que moram ao seu redor. Esse mesmo lixo volta para a população, porque obstrui estes espaços e impede que a água escoe. Então, vamos jogar lixo no lixo e colaborar para evitar os alagamentos na cidade”, afirmou o prefeito.
O secretário adjunto da Sezel, Wilson Neto, explica que a operação desta semana recebeu reforço após o registro de um volume de mais de 40 milímetros de chuva em pouco mais de meia hora, um dos maiores índices das últimas semanas.
“O prefeito acompanha o trabalho de perto. É um esforço contínuo, feito com toda a equipe para preparar Belém para os períodos de maior intensidade de chuva”, pontua.
“Estamos trabalhando pela cidade inteira, com foco em áreas históricas de alagamento, como na extensão da Bernardo Sayão, onde passamos a semana passada limpando todos os canais. Nosso objetivo é manter Belém limpa e organizada. Cuidar da cidade é um dever de todo cidadão”, destacou.

Resultados
Enquanto as equipes trabalhavam na passagem Euclides da Costa, moradores acompanharam o serviço de perto. Para Rosa Helena da Silva, as ações já trazem melhorias.
“Toda vez que vinha a enchente, a minha casa enchia de água. Sofri até um princípio de pneumonia porque precisava levantar de noite e pisar na água pra ir ao banheiro. Agora melhorou”, avalia.

Trabalho de todos
As equipes de limpeza atuam de forma contínua, o sucesso das ações depende diretamente da participação da população. O descarte irregular de lixo e entulho ainda é uma das principais causas de obstrução da rede de drenagem e dos canais da cidade.
O planejamento da Sezel também contempla o mapeamento de áreas de risco e o acompanhamento diário das condições climáticas para que as equipes atuem com agilidade em situações emergenciais.
Canal de denúncia
Para denunciar descarte irregular de lixo, a população pode entrar em contato, inclusive, de forma anônima, pelo número 181 (Segurança Pública do Pará).
Já para solicitações relacionadas à coleta de lixo ou entulho, o Canal de Atendimento ao Cidadão é pelo número (91) 98405-3100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.




*Texto: Juliana Maia e Rodrigo Sauma