Na tarde desta segunda-feira, 13, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, realizou live através das redes sociais e abordou sobre as ações que a Prefeitura está adotando neste período de pandemia da Covid-19.
– Até este momento, mais 35 casos positivos do novo Coronavírus foram confirmados em Belém, com isso, já são 208 casos positivos, 12 óbitos e 36 com alta por recuperação.
– No sábado, 11, a Prefeitura iniciou o processo de higienização e lavagem do ginásio Altino Pimenta para receber pessoas em situação de rua que estejam com sintomas leves da Covid-19. Os moradores serão assistidos por uma equipe de multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
– Belém possuía apenas dois prontos socorros e uma UPA. Agora a cidade tem dois novos PSMs, da 14 e do Guamá, este, passou por ampliação, agora soma quatro UPAs em funcionamento.
– Belém está com o Hospital Dom Zico referenciado com sete leitos de UTI e dois respiradores já instalados, já foram adquiridos mais 20.
– A cidade teve uma ampliação no número de leitos, porém vive um momento de crise, onde, além da Covid-19, existem muitos casos de outras infecções.
– A Prefeitura de Belém demandou ao Governo do Estado e já está trabalhando em parceria para suprir a demanda de pacientes do novo Coronavírus.
– As unidades de saúde de Belém estão abastecidas com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. No entanto, a Prefeitura está trabalhando para adquirir mais insumos e, assim, proteger os profissionais de saúde.
– Os supermercados não estão tomando as medidas necessárias para conter aglomeração, assim como as feiras de Icoaraci, Terra Firme e Pedreira. A Prefeitura vai intensificar ações, mas lembra que as pessoas são responsáveis por suas vidas e pela vida de outras pessoas.
– O prefeito Zenaldo enfatizou que está muito preocupado com a saúde e com a economia. A forma de equilibrar é ter responsabilidade, com medidas protetivas para cada um e para todos, por isto, reforça a orientação de manter o distanciamento e isolamento social.
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								