Ação no Dia D vacinou jovens contra o sarampo

A procura foi grande em mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), durante a mobilização nacional do Dia D, no sábado, dia 30. Mais de 130 postos foram montados em shoppings, Unidades Básicas de Saúde (UBS), supermercados e na praça Batista Campos para vacinar jovens na faixa etária dos 20 aos 29 com a vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e a caxumba. Para este grupo, a meta é de 160 mil pessoas a imunizar.

O carioca Rudá Frias, de 26 anos, vai morar por um ano em Belém e soube recentemente da vacinação para a sua idade e por isso foi à praça Batista Campos para garantir a imunização. “Eu tento sempre cuidar da minha saúde. Me vacinei contra o sarampo, quando era criança, e fiquei sabendo há pouco sobre a campanha. Todos têm que se vacinar, porque se há uma campanha nacional e especialistas dizem que precisamos, então, temos que nos cuidar”, disse.

Em dia – Sem saber se havia recebido a vacina contra o sarampo na infância, o estudante Luiz Nascimento, de 25 anos, também procurou a praça para colocar a vacina em dia. “Eu não tenho mais minha carteirinha e minha mãe não se lembra, então, a recomendação é que eu seja imunizado e tirei o dia para isso”, garantiu o estudante.

Ao ver a fila de jovens à espera da vacinação, a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, disse que estava satisfeita ao ver que a juventude estava atendendo ao chamado da Secretaria. “A faixa etária do jovem adulto é aquela que circula por todos os cantos e, por isso, pode levar o vírus para o grupo mais vulnerável, que é o das crianças menores de cinco anos. É preciso que eles tenham consciência que precisam ser vacinados com duas doses de tríplice para impedir a circulação do vírus”, destacou.

Ilhas – Além dos postos tradicionais, a Sesma intensificou a vacinação com postos fluviais que percorreram os rios em torno das ilhas do Combu, Cotijuba, Mosqueiro e do distrito de Icoaraci. “Estamos reforçando todas as nossas estratégias para impedir a circulação do vírus. Belém já tem casos confirmados e a vacina é a única forma de prevenção para evitar que as pessoas adoeçam por sarampo, considerando que é uma doença com complicações graves e pode até levar à morte”, falou Nazaré, que acrescentou que é importante que toda a população coloque a vacinação em dia para evitar o retorno de outras doenças, como a poliomielite.

A vacinação contra o sarampo segue nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A vacina é indicada em duas doses para crianças menores de cinco anos e jovens de 20 a 29 anos e em dose única para adultos de 30 a 49 anos.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar