O Bosque Rodrigues Alves deu início à comemoração dos seus 136 anos de história neste sábado, 24, com uma extensa programação promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).
Orientações do Instituto Alachaster sobre descarte de resíduos, dinâmicas para sensibilizar os visitantes para questões ambientais, exposição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre compostagem, além de atividades de alimentação de animais e plantação simbólica de mudas de cedro e abiu, foram algumas das ações programadas para comemorar o aniversário do espaço, celebrado no dia 25 de agosto.
Nas atividades deste sábado foram feitas homenagens a instituições parceiras do Bosque. A Escola Municipal Alzira Pernambuco, do bairro do Marco, foi uma das agraciadas. “Uma vez por mês nós trazemos uma turma para passear no espaço. O objetivo é que os alunos percebam a importância da preservação do meio ambiente”, explicou a diretora da unidade, Karla Gouveia.
As placas simbólicas foram entregues pelo titular da Semma, Pio Netto, que destacou a importância do local para a cidade. “O Bosque Rodrigues Alves tem uma importância vital e é um espaço reconhecido internacionalmente. É um local único pela forma de acesso, pela fauna e flora”, destacou.
Reforma e melhorias
Durante a solenidade Pio Netto anunciou a reforma do Bosque Rodrigues Alves. “Depois de 15 anos o Bosque vai passar por uma grande intervenção, alcançando 19 edificações internas, a fachada e os acessos. Será um processo para melhorias e evolução do local”.
A abertura da programação incluiu o plantio de mudas de cedro e abiu. A pequena Luana Gabriela Corrêa, de 8 anos, ficou feliz em participar de um momento tão especial. “Adorei plantar a mudinha, fiquei super contente”, comentou a garota que pediu muito carinho como presente para o parque zoobotânico. “Eu quero que cuidem da natureza e dos bichinhos”, disse.
Para a diarista Maria de Lurdes Corrêa, mãe de Luana, frequentar o Bosque é uma forma de ajudar na educação ambiental da filha. “Trago minha filha para ver a natureza, os animais. É uma forma de mostrar a importância que esse espaço tem para o nosso dia a dia”, comentou.
A comemoração continua neste domingo, 25, a partir das 9h, com atividades de educação ambiental, pinturas e brincadeiras.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								