Funpapa promove treinamento de novos servidores do CRAS e CadÚnico

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), capacitou e treinou mais de 50 novos servidores que atuarão nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e na Central do Cadastro Único (CadÚnico). O curso foi realizado entre os dias 1 e 4 de julho.

Os novos contratados foram chamados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2018, e serão distribuídos nos 12 Cras do município, para atendimento ao público que procura cadastramento em programas de benefícios sociais. No total, serão mais de 120 cadastradores que atuarão no município de Belém.

“O objetivo dessa ampliação do número de cadastradores é ofertar atendimento com maior qualidade e diminuir o tempo de espera do público nas filas”, explicou Dayse Penafort, coordenadora da Central do CadÚnico.

Curso – O treinamento buscou ensinar como funciona a operação do sistema do cadastro único e técnicas de entrevista. Também ministrou palestra sobre o programa Bolsa Família e mostrou a dinâmica de relacionamento interpessoal. A capacitação teve as fases teórica e prática.

Selecionada no PSS, a assistente social Gilmara Tavares, de 27 anos, aprovou a capacitação oferecida para os novos contratados. “É importante que a Prefeitura coloque profissionais capacitados para exercer essa função. Essa parte de cadastro é algo novo na minha vida profissional e a capacitação é de extrema importância”, comentou.

Cadastro Único – O CadÚnico é um completo centro de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, por meio dos municípios, para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias.

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou as que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar