Proporcionar momentos de lazer e solidariedade. Foi com esse objetivo que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Aurá, entidade vinculada à Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), promoveu a terceira edição do evento Boutique Solidária.
A ação realizada na manhã desta quinta-feira, 4, envolveu os usuários do Cras, que puderam adquirir roupas e calçados de maneira gratuita. A boutique funcionou com várias sessões de moda infantil, masculina, feminina, cama, mesa e banho, tudo adquirido pelo Centro por meio de doações.
“A Boutique Solidária é uma ação socioeducativa, porque percebemos que alguns usuários do Cras estavam com dificuldades de adquirir roupas e outros acessórios, então, pensamos em uma estratégia de arrecadar esses artigos”, explicou Izabel Calandrini, coordenadora do Cras Aurá.
Dinheiro fictício – As peças ficaram expostas e puderam ser adquiridas de forma gratuita, por meio de um dinheiro fictício, criado pelos próprios educadores do Centro. “O usuário recebe nossa moeda social. Com esse valor recebido, ele pode escolher dentro da boutique o que mais lhe agrada”, explicou Izabel.
A dona de casa Ângela Araújo, de 56 anos, garantiu várias peças de roupas e brinquedos. Atendida há mais de 10 anos pelo Cras, ela elogiou a iniciativa do Centro. “Foi muito bom ter participado. Além de ser uma brincadeira, é uma oportunidade para muitas pessoas adquirirem o que não têm”, comentou Ângela.
Procurando calças e sapatos, Maria Pompeu, de 62 anos, saiu feliz e com a sacola cheia. “Peguei bermuda, calça comprida e sapato. A minha sacola está cheia”, brincou.
Cras – Atualmente, o Cras Aurá atende a cerca de 200 usuários por dia, oferecendo serviços de cadastro em programas sociais, serviço de convivência, além de programas de acompanhamento como o de Atenção Integral à Família (PAIF).
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								