A primeira fase do concurso de Quadrilhas Juninas do Arraiá da Capitá foi encerrada na noite de domingo, 23, na arena montada na Aldeia Amazônica, com muita cultura e diversão. A programação, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), contou com a apresentação de seis grupos de quadrilheiros de Belém e dos distritos do município.
O espetáculo da noite ficou por conta da apresentação das quadrilhas Pipocando Junino (Terra Firme); Rosa Vermelha (Terra Firme); Império Junino (Outeiro); Brasileirinha (Icoaraci); Mistura Brasileira (Cabanagem) e Fuzuê Junino (Pedreira) que levantaram o público na Aldeia Amazônica.
Apresentações – A quadrilha Pipocando Junino abriu a noite, com os dançarinos dispostos a passar à segunda fase do concurso. “Representamos o bairro da Terra Firme e o nome da nossa quadrilha. Estamos preparados para apresentar um show repleto de surpresas para agradar público e jurados. Queremos ganhar a nota máxima e seguir para a fase seguinte”, explicou Manoel Santana, marcador e coreógrafo da quadrilha.
Edson Neves, marcador da quadrilha Rosa Vermelha, conta que há 39 anos participa dos concursos promovidos pela Prefeitura de Belém e está otimista com o que foi apresentado. “Buscamos fazer um grande trabalho no São João e estamos tendo uma boa acolhida, tanto dos jurados, quanto do público. Buscamos estar dentro dos critérios que o edital da Fumbel determina e confiamos que vamos voltar para disputar a final”, destacou.
A cada apresentação das quadrilhas, as torcidas que lotaram as arquibancadas da Aldeia Amazônica faziam a festa. “Eu já dancei na quadrilha Rosa Vermelha e torço por ela, que é o grupo do meu coração. É muito emocionante ver esse espetáculo”, disse Anislay dos Anjos, que acompanhava cada passo da quadrilha.
A quadrilha Brasileirinha, de Icoaraci, se apresentou com o tema “Dos Palácios à Terrinha”, Para o marcador Nelson Martins participar do concurso é uma honra. “Chegar até aqui é uma superação para todos da quadrilha, porque no ano passado não conseguimos dançar. Eu me tornei quadrilheiro por sentir o amor do povo pela nossa cultura, a qual esperamos defender de forma honrosa”, contou.
Fases – O Concurso de Quadrilhas, promovido pela Fumbel, é dividido em duas fases. Na primeira, foram feitas as avaliações técnicas visando à segunda fase do Arraiá. “Na primeira etapa são avaliadas as Misses Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa, além do melhor marcador, traje, coreógrafo e, ainda, classificar as 20 finalistas. A equipe da Fumbel é extremamente cuidadosa em todas as etapas, além de ser bastante experiente”, explicou Sílvia Lovaglio, diretora de Cultura da Fumbel.
A apuração será feita nesta segunda-feira, 24, a partir das 17 horas, na Aldeia Amazônica, onde serão disponibilizados espaços para quatro representantes de cada quadrilha. O público também terá acesso às arquibancadas para acompanhar a apuração. A Guarda Municipal de Belém montou um esquema de segurança para o público que irá acompanhar a apuração.
Após a apuração, as quadrilhas classificadas farão os ajustes necessários conforme a orientação dos jurados, para que voltem a se apresentar na segunda fase do concurso, nas noites de 26, 27 e 28 deste mês. A apuração final está prevista para o dia 29, quando será realizada a premiação das misses vencedoras, juntamente com a escolha da Miss LGBTI, Miss da Melhor Idade e das 10 melhores quadrilhas do município, segundo a avaliação dos jurados.
Texto: Amanda Cardoso
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								