Prestes a encerrar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde levou neste sábado, 25, pelo segundo final de semana consecutivo, postos de vacinação a três shoppings da capital.
Até hoje, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) imunizou contra a gripe mais de 300 mil pessoas do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde A aposentada Ilma Noronha, 75, ainda não havia tomado a vacina porque estava gripada. Assim que soube do posto de vacinação no shopping Pátio Belém aproveitou para se imunizar. “Eu sempre procuro manter minhas vacinas em dia. Essa contra gripe, então, sei que é muito importante tomar. Agora já estou protegida contra gripe”, comemorou a aposentada.
A Sesma tem reforçado a importância da imunização de gestantes e crianças de seis meses a menos de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), principalmente a faixa etária de 4 a menos de 6 anos. A mãe do pequeno Luciano, 6 anos, Cristiene Santos, 39, também não perdeu a oportunidade de atualizar a vacina do filho no mesmo posto. “Como o posto está bem perto de casa, facilita para vir tomar a vacina. Acho muito importante manter as vacinas dele atualizadas, principalmente quando tem campanha”, afirmou Cristiene.
Para o vendedor Leonardo Brito, o posto no shopping também ajudou a colocar em dia a dose contra a gripe. “Fazia tempo que não tomava essa vacina. Quando soube do posto aqui vim porque acho importante se proteger já que hoje estamos suscetíveis a tantas doenças”, frisou o vendedor.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, a meta deverá ser alcançada até o dia 31, já que a avaliação da campanha nos shoppings e outros postos tem sido positiva. “A procura nos shoppings tem sido grande. Com essa ação somada a outros em locais como escolas, creches e abrigos, vamos conseguir chegar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Assim garantimos a prevenção da doença por meio da vacina”, enfatizou.
O secretário alerta a população que até o dia 31 de maio a vacinação está disponível nas salas de vacina das Unidades Municipais de Saúde (UMS) e Estratégias Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Devem buscar a imunização os seguintes grupos prioritários:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
– Crianças de 5 anos a menores de 9 anos com doenças crônicas.
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas.
– Idosos (a partir dos 60 anos).
– Gestantes em qualquer idade gestacional.
– Puérperas (até 45 dias após o parto), com comprovação.
– Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado).
– Povos indígenas (a partir de 6 meses de idade).
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
– Professores de escolas públicas e privadas.
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).
– Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas (mediante identificação).
Texto: Jaqueline Ferreira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								