A solidariedade foi personagem principal na campanha de doação de sangue promovida pela Defesa Civil do Município na manhã deste sábado, 25, na sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
A expectativa é de que durante o dia todo cerca de 50 pessoas sejam voluntárias na programação. “Nós contamos com 30 voluntários da Defesa Civil, além de parentes e amigos que sempre nos acompanham nessas ações”, destacou Carol Rezende, coordenadora da Defesa Civil Municipal.
Leileane Leite, voluntária da Defesa Civil que atua na Chefia de Gabinete, entende a importância da doação de sangue e não pensou duas vezes antes de doar. “Essa é uma experiência muito positiva e eu estou me sentindo muito feliz de poder fazer esse ato de solidariedade para quem precisa, é muito importante ter essa consciência. Hoje sou eu quem estou doando, amanhã posso precisar”, disse. E o medo da agulha? Leileane garante que ele não é maior que a vontade de ajudar. “Tem um pouquinho sim”, comentou rindo. “mas acho que esse medo é mínimo perto do valor da nossa contribuição”.
A campanha já está na terceira edição e a cada ano o número de voluntários aumenta. Carol Rezende explica que a Defesa Civil realiza um trabalho de atenção à população e que a doação de sangue faz parte disso. “A Prefeitura Municipal de Belém através da Defesa Civil tem um papel especial de atenção à população e nesse sentido sempre trabalhamos com ações solidárias.Uma dessas ações é a doação de sangue em parceria com o Hemopa”. A coordenadora não pôde doar por restrições, mas ressaltou a importância da ação. “A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade, assim nós prestamos auxílio à população”, finalizou.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 60 anos e pesar no mínimo 50kg. Os doadores menores de 18 anos também precisam estar acompanhados de um responsável legal. Além disso, cuidados com o descanso e alimentação no dia anterior precisam ser observados. Para doar é necessário apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
O Banco de Sangue da Fundação Hemopa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h; e aos sábados, das 7h30 às 17h. Fica localizado na travessa Padre Eutíquio, 2109, bairro de Batista Campos.
Texto: Isabela Quirino
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								