“No estudo, sempre tive o incentivo do meu pai. Ele quem dizia que, independentemente do local onde estávamos morando, deveríamos focar nos estudos porque viemos de muito longe para conquistar nossos objetivos”, conta Walber Lopes, 19 anos, aprovado em arquitetura na Universidade Federal do Pará (UFPA). O jovem, estudante do Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém, morava no interior do Estado e hoje vive na capital. Ele foi um, das centenas de alunos que comemoraram a aprovação no vestibular neste ano.
O cursinho é um projeto da Prefeitura de Belém, mantido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), que atende alunos que estudaram na rede pública de ensino e bolsistas na rede particular que desejam se preparar para o vestibular. Funcionando em três turnos, o espaço atendeu, em 2018, 1.200 alunos e registrou mais de 600 aprovações em vestibulares não só do Estado, mas também de outras regiões. Muitos alunos do Cursinho passaram em mais de uma instituição de ensino e ainda não foram contabilizadas as aprovações fora do Pará.
“Minha irmã já foi aluna deste cursinho e hoje é universitária, agora chegou a minha vez. Aqui, eles me fizeram acreditar que era possível entrar em uma universidade pública. Aqui é um intensivo para o vestibular. O Cursinho foi fundamental na minha vida”, diz Walber.
Até o momento foram conferidos pelo Cursinho 272 aprovações na UFPA, 93 na Universidade do Estado do Pará (Uepa), 57 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sete no Instituto Federal do Pará (IPFA) e sete em faculdades particulares.
“Tetra” – Manuella Teixeira, 25 anos, foi aprovada em quatro universidades, em duas instituições, para o curso de Terapia Ocupacional. “Passei por um momento muito triste quando meu avô faleceu. Ele era tudo para mim, meu maior incentivador. No tempo em que ele esteve doente, cheguei a faltar muitas aulas, mas os professores do Cursinho são muito mais que professores. Eles me incentivavam e procuravam, de alguma forma, me ajudar a ter acesso aos conteúdos das aulas. Acreditei que daria certo. Quando saiu o resultado, me vi aprovada em Terapia Ocupacional. Foi fantástico!”.
“Temos alunos que disputam vagas em muitas universidades públicas de outras regiões, como nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. E isso é fruto da confiança que eles têm por estudar neste local. Temos muito orgulho de fazer parte do time que compõe o CPVMB (Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém) porque ele veio com a proposta de fazer estes alunos acreditarem no ensino público e se sentirem capazes de ingressar nas universidades públicas, independentemente do curso”, explica o coordenador do Cursinho, o professor Henderson Monteiro.
No final de 2018 os alunos passaram por uma maratona visando às provas de vestibular. Eram trabalhados os conteúdos de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como revisões de outras disciplinas.
Ione Araújo, 41 anos, feirante, moradora do distrito de Outeiro e mãe de três filhos festeja a aprovação da filha. A lida diária de acordar cedo para trabalhar e ainda cuidar dos filhos sempre foi o que a fez incentivar os três no estudo para um futuro melhor. “A gente batalha muito, chega a ser cansativo, eu não quero a mesma vida para eles, quero que estudem e que consigam construir uma vida melhor. Foi por isso que, quando ouvi o nome da Mille na rádio, eu só consegui agradecer a Deus pela bênção de ver minha filha aprovada no vestibular”, conta a mãe de Jamille Araújo, 21 anos, aprovada em Nutrição na UFPA.
“Eu não consegui prestar o vestibular, e ver minha filha mais velha aprovada foi uma grande vitória. Ela saía todos os dias às pressas para estudar no cursinho, chegava tarde da noite, mas nunca desistiu porque teve todo apoio que ela precisou nos estudos. Sou muito grata ao prefeito Zenaldo Coutinho por ter proporcionado um local como este para os alunos da rede pública”, afirma Ione.
Jamille avalia positivamente o Cursinho: “O ensino aqui é muito bom, além disso eles sabem nos dar ânimo para encarar os desafios até chegar nesse momento da aprovação. Futuramente, exercendo minha profissão, quero por em prática esse lado humano, de ajudar as pessoas assim como fomos ajudados aqui”.
Novas turmas – Para quem pretende ingressar no Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém em 2019, as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de fevereiro no endereço eletrônico www.belem.pa.gov.br/prevestibular. O anúncio do resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 1 de março, e o início das aulas será na segunda quinzena do mês.
Este ano serão oferecidas mais de mil vagas para o curso regular, 60 vagas exclusivas para as escolas militares e 60 para medicina.
Experiente na área, o professor Henderson Monteiro destaca: “Pessoalmente, eu nunca tinha visto um projeto assim como este que a Prefeitura de Belém criou. O Cursinho é uma iniciativa comprometida com a qualidade de ensino. E desde sua criação, em 2015, vejo que ele ganhou corpo, e a tendência é crescer cada vez mais, tanto que esse ano teremos a turma específica para medicina”.
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								