O Conselho Municipal do Idoso (CMI) recebeu na tarde desta sexta-feira, 11, das mãos do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a chave de um veículo para uso do Conselho, doado pelo Ministério dos Direitos Humanos, adquiridos com recursos do Fundo Nacional do Idoso (FNI). A cerimônia ocorreu na sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
Além do automóvel, o CMI recebeu ainda, um televisor, impressora, equipamentos de informática e mobilhas que irão compor o espaço de atendimento ao público, situado na avenida Presidente Vargas, 158, 8º andar (Prédio da Associação Comercial do Pará).
Os bens doados ao CMI fazem parte do programa voltado à equipagem dos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa, e visam o desenvolvimento de ações conjuntas para o fortalecimento dos entes representantes do cidadão da melhor idade.
Para o presidente do CMI, em exercício, Gregory Sanches, devido o trabalho realizado pelo órgão, há a necessidade de deslocamento e melhores condições de atendimento com o auxílio dos equipamentos. “Assim nós poderemos realizar com mais êxito às demandas, assim como as plenárias poderão ocorrer sem interferências”, ressaltou.
Ainda de acordo com o presidente, está previsto para ocorrer a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que será realizada nos dias 28 e 29 de março, onde, posteriormente, as pautas serão levadas para a Conferência Estadual e Nacional das Pessoas Idosas.
O CMI é um órgão consultivo deliberativo e fiscalizador da Política da Pessoa Idosa, composto de representantes do governo e sociedade civil. Em Belém, o Conselho é composto por 14 entidades e tem por finalidade assegurar a garantia dos direitos da pessoa idosa, estabelecendo as diretrizes e definindo a política municipal do idoso na capital paraense.
Texto: Karla Pereira