Nesta quarta-feira, 12 de janeiro, a cidade de Belém completa 406 anos de fundação. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal montou uma programação especial, que inicia nesta terça-feira e segue até o dia 14 de janeiro.
Nesta terça-feira, 11, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), vai promover uma ação itinerante para a prestação de serviços à população. A ação vai ocorrer no Solar da Beira, de 8h às 13h, nesta terça-feira, dia 11, e na quarta-feira, dia 12, em comemoração ao aniversário de Belém.
Para o dia da fundação de Belém, a Prefeitura de Belém idealizou uma programação extensa para comemorar os 406 anos da cidade, que começa logo cedo, às 7h, com a realização da missa solene de ação de graças pelo aniversário da cidade na Catedral de Belém. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do vice-prefeito da cidade, Edilson Moura, secretários municipais e demais convidados.
Às 9h, ainda do dia 12 de janeiro, é a vez da comunidade evangélica da cidade prestar sua homenagem a Belém. Membros da igreja Assembléia de Deus darão um abraço simbólico em Belém, tendo como cenário a praça no Relógio, no bairro da Cidade Velha.
Por causa do momento pandêmico que ainda registra no mundo, não haverá o bolo de aniversário tradicional, para ser distribuído à população. No dia do aniversário de Belém, está programada pela manhã uma homenagem que se restringe à oferta de um bolo, pequeno e simbólico, na área do Ver-o-Peso, para dar parabéns à cidade.
A programação segue, às 9h30, com a assinatura do convênio entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado, com o objetivo de garantir a reforma de 17 feiras e mercados do município. O governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e outras autoridades devem participar dessa agenda alusiva ao aniversário de Belém.
Também será assinado convênio entre município e Estado para obras de requalificação da avenida Romulo Maiorana e entrega de equipamentos para batedores de açaí da capital.
Entrega de obras
Nos 406 anos de Belém, a Prefeitura entrega também obras para a população da cidade. A primeira delas é a entrega das obras do Canal do Tucunduba, que deve ocorrer às 11h.
O bairro da Cabanagem também está na lista dos presenteados no dia do aniversário de Belém, isso porque está na agenda de comemoração a entrega da Usina da Paz. O espaço, idealizado e gerido pelo Governo do Estado, pretende levar atividades de esporte, lazer e cultura para crianças e adolescentes da Cabanagem e bairros vizinhos.
A cerimônia de entrega da Usina da Paz está prevista para as 15h e deve contar com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e secretários estaduais e municipais.
No fechamento da agenda do dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Belém vai oferecer a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco na Igreja de Santo Alexandre, às 19h30. A honraria busca homenagear personalidades que contribuíram para a cidade de Belém em seu segmento ou área de atuação.
Na quinta-feira, 13, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), reinaugura a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Professora Amância Pantoja, localizada no bairro de Fátima. A Prefeitura de Belém investiu R$ 731.951,00 nesta obra, com recursos do Fundo Municipal de Educação (FME).
Ainda na quinta, 13, terá a entrega do edital do concurso do Parque Urbano São Joaquim, às 15h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em Nazaré.
Por conta de readequação na programação, o ritual de bênção das águas foi adiado. A homenagem à cidade estava prevista para quinta, 13, uma iniciativa das lideranças religiosas. Mas foi transferido para uma outra data, ainda a ser confirmada.
Para fechar as comemorações dos 406 anos da capital paraense, na sexta-feira, 14, a Prefeitura de Belém realiza a cerimônia que marca o início das obras de construção de um conjunto habitacional. O nome ainda será definido.
O conjunto contará com 244 unidades habitacionais e 44 unidades comerciais. A agenda deve iniciar às 9h, no canteiro de obras do conjunto habitacional, localizado na travessa Quintino Bocaiúva, esquina com a avenida Bernardo Sayão, na Condor.
Atenção Básica em Saúde – Na programação de aniversário de Belém está previsto, ainda, entregar para a população a Unidade Básica Saúde (UBS) Fluvial Camilo Viana, às 10h de segunda-feira, 17, no porto da Praça Princesa Izabel. O objetivo é atender as comunidades ribeirinhas da cidade.
Além da UBS Fluvial, o município vai receber um novo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), voltado à linha de cuidado integral para pessoas vivendo com HIV/ Aids, hepatites virais e outras doenças infecciosas.
O espaço terá serviço de aconselhamento, diagnóstico e tratamento. O novo CTA, que já está funcionando, será inaugurado na terça-feira, 18, às 16h, na travessa Rui Barbosa, 1.059, bairro do Reduto.
Outro serviço que será inaugurado na programação do aniversário de Belém é a Casa Rua Nazareno Tourinho, localizada na rua João Diogo, 221.
Trata-se de uma clínica especializada para pessoas em situação de rua e refugiados. A inauguração da Casa Rua Nazareno Tourinho será na terça-feira, 18, às 10h.
Já na quarta-feira, 19, está marcada a reinauguração da Casa Mental, às 10h, localizada na travessa Dom Romualdo de Seixas, 1.954.
No mesmo dia, ocorrerá a programação religiosa "Bençãos das Águas", às 9h, no Portal da Amazônia, com lideranças de religiões de matriz africana.
As atividades que marcam o aniversário de Belém não param por aí. Na quinta-feira, 20, a aquarelista Fernanda Vera Cruz lança o livro Rainha das Águas: Coleção de Aquarelas Autorais Sobre Tradições de Matriz Africana. O lançamento ocorre às 18h, no Solar da Beira, na Campina.
Integra Belém – Ainda no mês de janeiro, no dia 22, a Semob vai implantar a terceira fase do programa de governo Integra Belém, com, pelo menos, mais sete novos serviços ofertados à população. Com as duas fases implantadas, nos dias 13 e 27 de novembro, o programa já oferece 25 novos serviços à população.
Texto: Fabricio Lopes