Cuidar com carinho e responsabilidade da educação de crianças são práticas realizadas diariamente pelos professores da rede municipal de ensino de Belém. E para aprimorar ainda mais essas práticas, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) vem realizando, desde terça-feira, 25, e segue até o dia 05 de outubro, a formação de professores de creches municipais, no Centro de Formação dos Professores.
Com o tema “Bebês como Leitores e Autores”, a formação é destinada a 485 profissionais da educação infantil que trabalham na área do maternal nas escolas municipais. A capacitação segue o regimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAC), que é um acordo assinado em 2012, para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) que visa a alfabetização das crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental.
José Arnot, representante da Direção de Educação (DIED) da SEMEC, disse que a qualificação é uma forma de apresentar aos professores novas formas de ensino através da ludicidade. “Essa formação é voltado para a capacitação dos professores para o trabalho com as crianças pequenas, entre zero a três anos, do maternal ao infantil”.
“Esse encontro sempre nos trás a reflexão sobre o nosso trabalho no dia a dia. A formação trabalha a musicalização e o quanto o processo de aprendizagem é importante tanto para os professores quanto para os alunos”, comentou Daniele Madeira, professora do maternal da Unidades de Ensino Infantil 1º de Dezembro, que está participando da formação.
Para ela, essa formação se mostra como uma novidade em relação ao processo de ensino da criança “Parece até estranho falarmos sobre a leitura do bebê. Mas hoje, nos entendemos que a criança consegue ter uma noção de mundo através do olhar, do abraço, de todas essas expressões, e a musica nos permite trabalhar essa noção através do lúdico”, continuou Daniele.
Justina Muller ministrou uma das palestras aos professores, para ela, a importância da formação é, sobretudo, a qualificação profissional. “Os professores que estão sendo formados aqui atuam no berçário II e maternal I e II. A importância dessa formação é, exatamente, na qualificação profissional. A partir dos estudos teóricos nós fazemos as reflexões com as praticas educativas”, continuou “Aqui nós já trabalhamos com dinâmica musical, cantando e dramatizando, trabalhando com a infância a importância da música e a importância da história na vida da criança”, completou a palestrante.
Alessandra Gonçalves é Coordenadora de Educação Infantil da escola Gênese, no Conjunto Maguarí. ”Essa formação é extremamente importante. Nos faz refletir sobre a vivência como professor e nos permite adquirir mais conhecimentos”, comenta.
Essa é a segunda formação realizada com os professores da rede municipal voltada à educação infantil. A primeira foi realizada em junho, durante a Semana do Bebê.
Formação – A curso de Formação para Professores de Creches com o tema Bebês como Leitores e Autores começou na terça-feira, 25 e segue até dia 27, no Centro de Formação de Professores, localizado na Travessa Rui Barbosa, 1340, no bairro de Nazaré. No dia 28 será a vez da capacitação dos professores de Mosqueiro. A programação encerra no dia 05, quando haverá a participação dos docentes do outeiro.
Texto: Renato Carneiro
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								