Com mais de seis milhões de visualizações na rede social do Twitter, a receita para um paciente analfabeto feita pela médica Rayssa Miranda e pela estudante de medicina Manuela Lemos, foi assunto de pauta nesta segunda-feira, 10, no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.
No programa, a médica e a estudante contaram como identificaram a dificuldade do paciente e a solução encontrada para que o mesmo seguisse o tratamento. “Verificamos que ele tinha diabetes e hipertensão, porém ele não estava controlado de nenhuma das duas enfermidades. Ele chegou a ir várias vezes na unidade renovar a receita e nós não conseguíamos entender porque que toda vez que retornava estava sempre da mesma forma. Não melhorava”, disse a médica Rayssa.
Em uma dessas visitas, uma das alunas identificou que o paciente era analfabeto, mas que conseguia entender as horas. “Ele falou que não tinha dificuldade com os números, somente com as palavras mesmo. Então eu tive essa ideia de colar um pedacinho de cada fita no receituário e colocar o horário ao lado para que ele não esquecesse mais”, acrescentou Manuela, arrancando aplausos da plateia.
A apresentadora Fátima Bernardes elogiou a iniciativa e disse que as duas extrapolaram a relação entre médico e paciente. “A missão de vocês foi além de entregar a receita, foi saber se aquela receita faria a diferença para aquela pessoa. Isso faz a diferença”, destacou.
A filósofa e psicanalista Viviane Mosé, uma das convidadas do programa, acrescentou que a atitude de Manuela e Rayssa foi a de perceber o próximo. “É muito humano e muito bacana, porque no lugar de profissional, não só de médico, enfim de qualquer profissão, a gente olha para a doença, o sintoma, pra reclamação e não para o ser humano, e, você conseguiu perceber essa pessoa e ver a dificuldade”, destacou.
Sob a pauta do analfabetismo, o programa apresentou dados e discutiu as dificuldades e a superação de quem não conhece as letras, como o caso do seu Ivan, de São Paulo, que trabalha como ambulante e do seu Nelson, que aprendeu a ler e a escrever aos 35 anos e hoje possui uma trajetória de sucesso, com a formação em direito e nota mil na redação do Enem.
Ao final do programa, a coordenadora de comunicação social da Prefeitura de Belém, Fabiana Cabral, presenteou Fátima Bernardes com uma coletânea produzida sobre os 400 anos de Belém. A apresentadora agradeceu e elogiou a cidade.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								