Vacinação contra os vírus Influenza e HPV tem grande procura em Belém

Desde que as portas do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro, e no shopping Pátio Belém, no bairro de Batista Campos, foram abertas às 10 horas, na manhã deste sábado, 30, longas filas se formaram, com pessoas procurando vacinas contra Influenza e o vírus HPV.

Ao final do dia, cerca de 1.500 doses de vacinas contra Influenza e 250 contra o vírus HPV foram aplicadas em pessoas que estavam nos dos dois shoppings.

Buscando alcançar o público alvo na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu ações nesses dois shoppings da capital paraense, até às 16 horas.

A procura foi tanta que no Pátio Belém, a vacinação foi encerrada, como estava previsto na programação, às 16 horas, mas quem estava na longa fila também foi atendido. No Parque Shopping, após esse horário, foram distribuídas 200 senhas para quem estava no local.

Na ação, os subgrupos de crianças de 05 a 09 anos e de adultos de 50 a 59 anos também puderam se vacinar contra Influenza, com ênfase de que as crianças menores de 05 anos devem ser vacinadas apenas nas Unidades de Saúde, sendo necessário apresentar o cartão de vacinação.

HPV – Além da vacinação contra a gripe, a coordenação municipal de imunização disponibilizou a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), que contribui para a redução da incidência do câncer do colo de útero e vulva nas mulheres.

Essa imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe e é voltada para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, sendo aplicada em duas doses com intervalo de seis meses entre elas.

Quem aproveitou a ação no Parque Shopping foi Gabriel Felipe, de 13 anos, morador do bairro do Tapanã. “Estou fazendo a segunda dose da vacina, porque já fiz a primeira. Acho importante tomar vacinas para que a gente não adoeça”, avaliou o menino.

Influenza – De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, os grupos inicialmente prioritários para vacinação contra o vírus Influenza, que causa a gripe, são crianças de 05 a 09 anos com doenças crônicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; idosos; grávidas; puérperas (até 45 dias após o parto), com comprovação; trabalhadores da saúde; povos indígenas (a partir de 06 meses de idade); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; professores de escolas públicas e privadas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica.

A senhora Valcicleia Friedrich da Silva Gomes, de 39 anos, moradora do bairro Catalina, levou a filha Emilly, de 10 anos, para vacinar contra Influenza e HPV. A menina que é portadora da Síndrome de Down, chorou muito depois das duas injeções, mas foi consolada pela mãe e pelos atendentes na vacinação. “Eu sei que ela está sofrendo com as injeções, mas sei também que vacinar é muito importante. Fiquei muito feliz quando soube que teria vacinação aqui no shopping, porque com essa correria do dia-a-dia, a gente acaba deixando esse tipo de coisa para a última hora”, disse dona Valcicleia.

Texto: Dedé Mesquita

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar