A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) construída e proposta, de forma articulada, com o setor museal brasileiro e tem como propósito mobilizar os museus de todo o país, a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.
A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema Os museus no poder, o poder dos museus, que está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.
Em Belém, o Palacete Bolonha e o Museu de Arte de Belém (Mabe) contribuem para a Semana de Museus, por meio de uma programação que está ocorrendo no Palacete Bolonha, em Nazaré, e vai até o dia 21 de maio.
Projetos de prestígio e poder – Na abertura do evento, profissionais e estudantes de museologia estiveram presentes na sala de jantar do Palacete Bolonha para discutir projetos de prestígio e poder relacionado aos museus.
A palestra de abertura intitulada "Os museus no poder, o poder dos museus" foi realizada pela professora do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará, Marcela Cabralit.
A palestra contou com a presença de estudantes, profissionais e servidores do município. Para o presidente da Fundação Cultural do Muncípio de Belém (Fumbel), Michel Pinho, os espaços museais devem ser ocupados pela população e essa ocupação deve ser sempre fomentada e difundida pela sociedade.
O poder dos museus – "Tem muito espaço pra quem gosta de arte, de história e de museologia na nossa cidade. O museu é um discurso para a sociedade. Mas o museu não fala, não anda e não se movimenta. Quem faz isso são as pessoas. As pessoas que se movimentam para levar o poder dos museus para um número cada vez maior de pessoas", afirma Pinho.
A programação da vigésima semana dos museus segue no Palacete Bolonha até sábado, dia 21. Confira:
>> 20ª Semana de Museus
- 18 de Maio
 16h
 Roda de conversa: "Pensando Museologia Social a partir da Amazônia: o caso do Memorial da Vila da Barca"
 Convidado: Kelvyn Gomes (professor, historiador e coordenador do Projeto Memorial da Vila da Barca)
 Mediador: Emanoel de Oliveira Junior (diretor do Museu de Arte de Belém – Mabe/Fumbel.
- 19 de maio 
 16h
 Café Literário
 Livros: José Sidrim – Os sinos do ecletismo em Belém do Pará; e Paisagens urbanas: fotografia e modernidade em Belém do Pará (1846-1908)
 Autora: Rosa Cláudia Cerqueira Pereira
 Autora: Ana Léa Nassar Matos
 Convidadas: Ana Léa Nassar Matos e Rosa Cláudia Cerqueira Pereira.
 18h
 Recital Duo de Flauta e Violão (Fundação Carlos Gomes)
 Músicos: João Pedro Pagliosa e Maurício Gomes.
- 20 de maio
 9h às 12h e 15h às 18h
 Econtro com Educadores de Arte
 Facilitadora: Rosa Arraes (diretora do Museu Casa Francisco Bolonha).
- 21 de Maio
 8h
 Rota dos Palacetes – Concentração e saída do Palacete Mac Dowell (Avenida Magalhães Barata, 53. Próximo à travesa 14 de Março)
 Chegada no Palacete Bolonha com visitação e feira de cultura.
Texto: Juliana Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								