Academia ao Ar Livre da Praça Amazonas é reinaugurada com novos equipamentos

Revitalizada, moderna e com novos equipamentos, assim é a nova Academia ao Ar Livre, situada na praça Amazonas, em frente ao espaço São José Liberto, no bairro da Cidade Velha, que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), entregou à população na manhã deste domingo, 31, com a presença do prefeito da cidade, Zenaldo Coutinho, e autoridades municipais e estaduais.

A academia renovada recebeu o nome do professor Ricardo da Cruz Brito, que faleceu há pouco tempo, e foi um dos maiores incentivadores desse projeto, onde ministrava aulas também. A família dele estava presente na inauguração e bastante emocionada.

Roberto Brito, irmão de Ricardo, disse que a homenagem foi uma surpresa. “Meu irmão foi uma pessoa que sempre pensou no próximo. Sempre ajudou sem esperar algo de volta. Era uma pessoa extremamente de bom coração. Ficamos surpresos e desejo que o trabalho dele tenha continuidade”, relembrou.

Academia – O local passou por melhorias estruturais e recebeu os novos aparelhos como parte de um projeto de promoção da saúde e de momentos de lazer voltados à socialização e à garantia de bem-estar à comunidade.

A Academia conta com 14 aparelhos, sendo dois voltados para atender às pessoas com deficiência, que seguem o novo padrão de aço e carbono, com regulagem de peso, e contará com a presença de profissionais de educação física, pela manhã e à tarde, que irão gerenciar o espaço, e orientar os usuários para a prática correta dos exercícios. Cada aparelho tem uma placa mostrando o grupo muscular que será trabalhado, o que ajudará nos exercícios que serão feitos.

Walter Duarte dos Santos, de 77 anos, morador da rua Roberto Camelier, frequenta a academia há muitos anos. “Foi uma mobilização da comunidade para que essa academia voltasse a ser o que era antes. Estamos felizes em ver que está tudo com equipamentos de primeiro mundo e vamos retomar nossas atividades com mais vontade e esforço”, comentou.

Empenho – O prefeito Zenaldo Coutinho agradeceu o empenho dos órgãos da Prefeitura de Belém que ajudaram na recuperação da Academia. “Todas as secretarias ajudaram de alguma forma nessa revitalização e aqui está o meu agradecimento”, disse.

“Estou bem feliz com essa entrega de mais um equipamento público e espero que ele seja cuidado para o bem da população”, complementou Zenaldo.

A Sejel é a administradora dos espaços das Academias ao Ar Livre. Wilson Neto, titular da Sejel, recomendou que os frequentadores se organizem em uma associação, da mesma forma que ocorre na academia da praça Brasil, no Telégrafo. “Se vocês se organizarem será mais fácil resolver qualquer problema junto à Prefeitura. A união de todos fará a diferença”, aconselhou.

Parceria – A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) cuidou do paisagismo da praça. A Secretaria de Urbanismo (Seurb) revitalizou bancos, calçadas e substituiu lâmpadas e fiação elétrica. A Secretaria de Saneamento (Sesan) fez a limpeza do local e promoveu uma aula de educação ambiental, com a distribuição de panfletos educativos.

Para garantir a segurança dos transeuntes, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) revitalizou a sinalização horizontal no entorno da praça, e a Guarda Municipal de Belém (GMB) garantiu a segurança com uma viatura e faz rondas constante nos arredores.

A inauguração foi encerrada com aula de dança ministrada pelo professor e coordenador das Academias ao Ar Livre, Almir Kalif, e outros professores do projeto.

Belém possui 25 Academias ao Ar Livre, que atendem cerca de 5 mil pessoas por mês nos bairros do Telégrafo, Marco, Cremação, Jurunas, Icoaraci, entre outros.

Texto: Dedé Mesquita

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar