Ação cidadã na Marambaia encerra a "Semana Belém por Direitos"

Com a Ação Cidadã de Combate à Fome, na feira da Marambaia, que ofertou serviços de cadastro no CadÚnico, que dá acesso ao programa de renda cidadã Bora Belém, doação de roupas e oficina de farofa da casca da banana, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH) e diversos órgãos municipais, encerrou neste sábado,11, a programação da "Semana Belém por Direitos".

A Semana começou dia 9 de dezembro em alusão à criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 10 de dezembro de 1948.

A feirante Lene Araújo, 46, que trabalha há 10 anos com o esposo vendendo farinha de tapioca na feira, estava empolgada com as novas peças de roupa que havia escolhido na van da Defesa Civil, que levou para o local a campanha itinerante "Doe o que puder. Pegue o que precisar".

"Foi uma ótima oportunidade pra gente, eu escolhi algumas roupas", contou a feirante, que elogiou todos serviços oferecidos no evento. "Achei muito boa essa ação. Tava faltando aqui, principalmente o serviço de CadÚnico. A minha filha veio também pra fazer o cadastro dela".

A autônoma Estela da Costa Rocha, 36, aproveitou a ação para tirar dúvidas e fazer o cadastro da filha Ana Clara Costa, 6, no CadÚnico. "Nunca fiz o CadÚnico e não sabia que tinha direito. Hoje descobri que tinha essa ação social, vim procurar saber e fazer o cadastro, que é importante pra ela (filha)", contou.

Desde a última quinta-feira, 9, a SecDH, em ação integrada com outras secretarias municipais, promoveu uma programação cultural com a exibição de filmes no bairro da Terra Firme; apresentação musical, na Praça Benedito Monteiro, no bairro do Guamá; e roda de conversa com mulheres vítimas de violência, no Furo da Paciência, na ilha do Combu.

"É a Prefeitura de Belém chegando mais próximo da população, levando direito às pessoas, acesso à cultura, esporte e lazer. Mas, também, levando acesso à cidadania, que é fundamental", declarou o titular da Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos, Max Costa.

Reaproveitamento de alimentos – Os moradores do entorno e da rua da Mata tiveram a oportunidade de conhecer o processo para produzir a farofa da casca da banana, no intuito de mostrar que é possível reaproveitar os alimentos e evitar o desperdício alimentar.

Nesse sentido, técnicos da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) participaram da ação fazendo a demonstração do passo a passo da iguaria com direito à distribuição aos participantes.

A feirante Lúcia Mendes, 55, trabalha com produtos orgânicos, legumes e verduras, e aprovou a ação. "Uma ação muito boa e a oficina da farofa da casca da banana eu acho ótimo ter", disse.

Declaração – A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada no dia 10 de dezembro de 1948 pela ONU, para dar uma resposta imediata às barbáries contra a humanidade cometidas nas duas guerras mundiais.

A declaração tem por objetivo garantir a qualquer pessoa condições básicas para a sobrevivência e crescimento em um ambiente de respeito, paz, igualdade e liberdade. Veja aqui a DUDH.

A programação da "Semana Belém por Direitos", que ocorre pela primeira vez na cidade, é uma ação integrada entre as secretarias de Saúde (Sesma), de Economia (Secon), de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semec).

Além da parceria da Defesa Civil de Belém e das coordenadorias Municipais de Comunicação (Comus), de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), de Diversidade Sexual (CDS) e da Mulher (Combel) e das Fundações Papa João XXIII (Funpapa) e Cultural de Belém (Fumbel).

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar