A Defesa Civil de Belém prestou assistência às famílias vítimas dos alagamentos causados pelas fortes chuvas, que atingiram o distrito de Icoaraci na segunda-feira, 25.
Na manhã desta terça-feira, 26, os moradores atingidos pelos alagamento foram ouvidos e atendidos por uma ação conjunta entre as secretarias municipais.
A ação conjunta é formada pela Defesa Civil Municipal e Estadual, Agência Distrital de Icoaraci, Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e Meio Ambiente (Semma).
O objetivo da ação é fazer o reconhecimento do local, apurar a real situação das moradias, para que posteriormente essas famílias possam ser cadastradas na Agência Distrital de Icoaraci.
Para acelerar o atendimento e diminuir o dano causado às famílias pelos alagamentos, as pessoas residentes nas áreas alagadas poderão procurar a Agência Distrital de Icoaraci e pedir uma solicitação da vistoria técnica da Defesa Civil.
Essa etapa é necessária para que a Defesa Civil possa verificar as condições de moradia do imóvel, e no caso de impossibilidade de retorno, é emitido um laudo para que essas famílias possam ser assistidas pelo auxílio aluguel, que é concedido pela Funpapa pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.
O local mais afetado pelas fortes chuva que caíram sobre a cidade e causaram muitos alagamentos foi à área de ocupação “Baixada Fluminese”. O cadastro das famílias que tiveram perdas será feito em Icoaraci, já que muitas famílias não têm condições financeiras de se locomoverem para a sede da Funpapa.
Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) também estiveram na manhã desta terça-feira no Conjunto Cohab, bairro do Paracuri, em Icoaraci, para executar o processo de hidrojateamento, desobstruindo as vias que ficaram alagadas após o temporal da segunda-feira.
Texto: Otávio Pantoja