O estacionamento do Hospital Geral de Mosqueiro (HGM) foi o ponto de encontro para uma ação dedicada à saúde, à cidadania e ao respeito à diversidade. Nesta sexta-feira, 25, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará, realizou uma grande ação voltada à população LGBTQIA+, como parte da programação da 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ da ilha, que acontecerá neste domingo, 27.
Com o apoio do HGM e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Maracajá, foram realizados cerca de 150 atendimentos gratuitos, incluindo testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, consultas com clínico geral, encaminhamentos para exames de imagem e atendimentos especializados, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação, com 80 doses aplicadas contra a Influenza e a Covid-19.
LEIA TAMBÉM: Fim de julho tem shows, inclusão e solidariedade nas ilhas de Belém
Crédito: Ascom Sesma

O médico veterinário Ariel Brito foi um dos participantes da ação e destacou o acolhimento e a importância da iniciativa voltada à comunidade LGBTQIA+.
“Fui atendido muito rapidamente e com um profissionalismo ímpar. Pude atualizar meus exames e saí muito feliz e tranquilo em saber que estava tudo certo com a minha saúde. Parabenizo também pela organização e pela iniciativa de realizar essa primeira ação social em saúde para a comunidade LGBTQIA+ antes da Parada do Orgulho no domingo. Ações como essa, sem sombra de dúvidas, transformam vidas, especialmente de pessoas que muitas vezes são esquecidas ou ignoradas”, destacou.
Cidadania e visibilidade como parte do cuidado
Além dos serviços de saúde, a iniciativa também promoveu ações de cidadania, com a presença da Defensoria Pública do Estado do Pará – Núcleo Mosqueiro, que ofereceu orientação jurídica com foco na retificação de nome e gênero em documentos oficiais, como certidões de nascimento e RG.
A coordenadora da Parada LGBTIAPN+ de Mosqueiro, Mellannie Marques, destacou a importância da ação como forma de romper barreiras e aproximar a população dos serviços públicos.
“A nossa população, muitas vezes, evita procurar atendimento por medo de passar por constrangimentos. Por isso, buscamos realizar todos os anos ações voltadas para o nosso público, com acolhimento e escuta. E, mais uma vez, foi um sucesso”, comemorou a coordenadora.
Crédito: Ascom Sesma

A diretora do Hospital Geral de Mosqueiro, Amanda Serra, reforçou o caráter inédito e o impacto da ação.
“Essa ação é um marco para a sociedade mosqueirense. Pela primeira vez, tivemos um evento de saúde na ilha voltado especialmente para esse público. Isso abre portas, conscientiza sobre a importância da prevenção e mostra que nossa gestão realmente se importa com a causa. É de extrema importância e nos dá ainda mais força para que, no próximo ano, seja ainda maior do que hoje”, afirmou Amanda.
Crédito: Ascom Sesma
