Para chamar a atenção da população que mora nas proximidades da Avenida Pedro Álvares Cabral para o respeito à sinalização de trânsito e, consequentemente, para a redução de acidentes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Sacramenta, realizou na manhã desta sexta-feira,10, uma grande ação de conscientização de pedestres, ciclistas e motoristas, com o projeto Vida no Trânsito, em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
Moradora há mais de 30 anos do bairro da Sacramenta, Ângela Leal, 51 anos, conta que viu o bairro crescer em população, vias e melhorias, mas que também já presenciou muitas cenas de desrespeito no trânsito e de acidentes. “Motorista não respeita pedestre. Muitas vezes ficamos muito tempo esperando para atravessar a pista e precisamos nos arriscar. Eu acho ótima essa ação”, disse a dona de casa.
Para a coordenadora municipal da Referência Técnica de Prevenção de Violência e Acidentes, Maisa Gomes, prevenir acidentes de trânsito significa ações integradas com diversos órgãos e instituições com o objetivo de conscientizar as pessoas. “É mostrar que no trânsito eu tenho responsabilidades e preciso preservar a minha vida. E a ação de hoje busca exatamente a integração e a mudança de comportamento dos pedestres, ciclistas, condutores de carro e motos. Hoje foram entregues folhetos aos condutores e pedestres e, principalmente, chamamos a atenção para a faixa de pedestre no local, que na maioria das vezes é desrespeitada pelos condutores”, explicou.
Agentes da Semob também fizeram fiscalização no local. Ainda assim, alguns motoristas não respeitaram a sinalização e avançaram na faixa de pedestre, sendo multados por isso. As equipes da ESF e do Nasf abordaram todos que passavam na área, entregando material educativo e fazendo a sinalização de bicicletas com adesivos refletivos.
“Aqui na Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta recebemos muitas reclamações dos pacientes em relação ao desrespeito às leis de trânsito. Também recebemos pessoas vítimas de acidentes na urgência e emergência da unidade. Isso aumentou nossa preocupação. Durante a ação, tivemos uma ótima receptividade das pessoas”, contou Maria Ana Oliveira, agente comunitária de saúde da ESF Sacramenta.
No próximo dia 22, a ação de orientação e prevenção de acidentes acontecerá na Escola Maria Luiza, localizada na Av. Senador Lemos, esquina com a passagem Mucajá, e terá parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de 8h às 11h.
Texto: Paula Barbosa