Ação de educação e saúde da Sesma chega a Icoaraci e Outeiro

Dentro da Operação Verão 2015, organizada pela Prefeitura Municipal de Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) está realizando ações em todos os distritos administrativos do município.

Nesta sexta-feira, 24, a programação foi direcionada aos distritos de Icoaraci e Outeiro, com distribuição de material sobre dengue, chikungunya, zika, leptospirose e camisinhas masculinas e femininas. A estimativa é alcançar mais de três mil pessoas nesses locais até domingo,26.

As equipes do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma estiveram concentradas na barreira de entrada de Outeiro e no trapiche de Icoaraci, abordando e orientando a população. Enquanto aguardava o barco para atravessar para a Ilha de Cotijuba, Nildo Lira, 50 anos, recebeu orientações dos agentes da Sesma. “Eu já tive dengue e foi uma experiência muito ruim, por isso não devemos relaxar. Toda ação que vem para ajudar no bem-estar da população é bem-vinda”, disse o veranista que declara amor à Cotijuba e há 20 anos mantém uma casa na ilha.

De acordo com Rosana Costa, coordenadora da Educação e Saúde da Sesma, o verão é um momento muito bom para alertar quem procura os balneários. “Aproveitamos que temos uma ótima aceitação para orientar também sobre o destino do lixo produzido nas praias e nas ruas. Mostramos que esse lixo pode ser criadouro do mosquito e atrair animais como os roedores. Também distribuímos os preservativos para a promoção de práticas sexuais seguras”, explicou.

Em Icoaraci, o agente Gilvandro Matta, também de Educação e Saúde, deu ênfase às três endemias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, chikungunya e zika. “As crianças sempre prestam mais atenção. Mas é um momento em que estamos próximos à população e muitos aproveitam para tirar dúvidas”, ressaltou o agente.

As abordagens educativas continuam neste sábado,25, com ações em Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro, Terminal Rodoviário de Belém, Porto Celte (Guamá) e na Av. Almirante Barroso com a Tavares Bastos.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar