Ação de prevenção ao câncer de mama e de próstata alerta servidores

Orientações sobre prevenção e conscientização a respeito do câncer de mama e de próstata marcaram a manhã dos funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Semec), nesta quinta-feira, 27. Em parceria com o Hospital Ophir Loyola e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) da Semec realizou o evento “Um Toque pela Vida”, que teve como objetivo explorar as temáticas abordadas nas campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

“O câncer está dentro da nossa realidade e do nosso laço familiar, então, chamar atenção para a importância da prevenção e desmistificar essa doença por meio dessas ações é muito importante”, ressaltou a diretora geral da Semec, Luanda Freire.

Durante o evento, a importância do diagnóstico precoce e a saúde do homem também foram temáticas abordadas. “Acho muito interessante que esses temas sejam abordados assim, no nosso dia a dia. Nós, homens, temos vergonha de procurar informações, e ações como essa fazem com que prestemos mais atenção ao cuidado que devemos ter com a saúde”, disse o coordenador da equipe de informática da Secretaria, Wandeson Monteiro, de 42 anos.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido, que acontece anualmente em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades com objetivo de aumentar a informação e a conscientização sobre a doença. Já o Novembro Azul é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês de novembro foi escolhido porque no dia 17 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

“Os meses de outubro e novembro estão voltados para essas duas campanhas mundiais, que visam à prevenção desses dois tipos de câncer. Então, aproveitamos para encerrar o mês com esta ação, com objetivo de conscientizar e alertar os funcionários e gestores que estão aqui presentes. Uma vez informados, esperamos que atuem como multiplicadores, ajudando a conscientizar amigos e familiares também”, enfatizou o técnico do Nast, Jorge Gama.

Apresentações culturais, com o grupo de expressão folclórica da melhor idade do Palacete Bolonha, e a relização de testes de glicemia também fizeram parte da programação.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar