A autônoma Conceição de Castro, 52, tem três filhos e dois netos. Ela diz que, quando mais nova, mal tinha tempo para cuidar da saúde e agora, com os filhos criados, ela se dedica às vendas que faz e aproveita o máximo de tempo para ver se a saúde está em dia. Foi o que fez na manhã desta quarta-feira, 04, na Estratégia Saúde da Família do bairro do Una, em Belém.
Na programação cheia de atividades para homenagear as mães, a unidade ofereceu coleta de PCCU com demanda espontânea, verificação de pressão arterial, glicemia, limpeza de pele, corte de cabelo, massagem relaxante, design de sobrancelhas e uma aula de ritmos com o educador físico da unidade. Também foram realizadas palestras com psicóloga e o médico da UMS, com a abordagem de temas como autoestima e doenças transmissíveis.
“Essa ação me tirou de casa para um dia bem descontraído. Fiz a coleta do PCCU e ainda aproveitei a massagem relaxante que estavam fazendo. Foi um belo presente antecipado de Dia das Mães”, disse Conceição.
De acordo com o educador físico Gleydson Barreiros, o aulão de ritmos ajuda a reintegrar e socializar as idosas que fazem essa atividade pelo menos uma vez por semana na unidade. “Elas realizam um treino funcional que melhora muito a autoestima delas”, garante.
A dona de casa Fátima Lobato, 41, é matriculada na unidade desde 2009, e avalia o cuidado da equipe com satisfação. “Vim hoje apenas para fazer um exame, mas quando cheguei aqui aproveitei os outros serviços e já estou saindo pronta para o Dia das Mães”, comemora.
De acordo com a diretora do Departamento de Ações em Saúde (Deas), Carlene Castro, a ideia surgiu da vontade de homenagear as mães que procuram o serviço de saúde. “A unidade se organizou para um evento alegre que chamasse a atenção tanto para a saúde quanto para a beleza dessas mulheres. A iniciativa também pensou na abordagem educativa, com palestras voltadas para a atenção em saúde”, explicou.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								