Ação do projeto Cidadania da Nossa Gente chega à ilha do Combu

Moradores da Ilha do Combu tiveram nesta quinta-feira, 26, a oportunidade de obter documentos como RG, CPF, 2ª via de certidão de nascimento e de óbito, e cadastramento para o Cadúnico, além de orientações da Defesa Civil e atendimento jurídico da Defensoria Pública do Estado.

O que antes era difícil por conta da locomoção, se tornou possível através do projeto Cidadania da Nossa Gente, da Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos. O projeto foi lançado na Escola Municipal Sebastião Quaresma e tem como objetivo aproximar o poder público das pessoas, para que elas possam ter acesso à informação e aos serviços oferecidos.

"Isso é fundamental porque são documentos essenciais para que as pessoas possam exercer a sua cidadania e garantir seus direitos", disse o Secretário Extraordinário de Direitos Humanos, Max Costa. "Hoje esperamos atender aqui em torno de 300 pessoas passando por todos os nossos serviços", acrescentou.

Moradora da ilha desde que nasceu, a dona de casa Sueli Rosa de Carvalho foi fazer o recadastramento no Bolsa Família. "Eu tava esperando uma oportunidade dessa chegar aqui ilha. Meus filhos também estão tirando a documentação deles e eu ajeitando essa parte da minha documentação. Estou muito satisfeita e agradeço a todos que estão aqui pra nos ajudar", agradeceu.

"Não tínhamos esse serviço aqui na ilha, agora que estamos tendo. Hoje vou tirar a 2ª via da minha certidão de nascimento que eu estava precisando há muito tempo", disse a artesã Dóris Matos Cunha, 63.

Para a garçonete Renata Carvalho, 27, que estava com a filha de quatro anos, o projeto é muito importante porque facilitou a locomoção dos moradores. "Eu e minha filha viemos tirar nosso RG. A nossa dificuldade aqui é a questão da distância pra poder tirar esses documentos. Pra gente facilitou bastante essa ação", comentou.

A ação tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Fundação Papa João Paulo XIII, Defesa Civil Municipal, Fundação Escola Bosque, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica e Defensoria Pública do Estado, além do Grupamento Fluvial da Polícia Militar que esteve dando apoio no local.

O diretor da Escola Municipal Sebastião dos Santos Quaresma, José Marques dos Passos, diz que a população ribeirinha sempre teve dificuldade para ter acesso a alguns serviços. "Esse momento e essas parcerias contribuem significamente para que essas pessoas sejam inseridas mais ativamente dentro da sociedade.Eu vejo com uma imensa alegria essas oportunidades", declarou.

A Defesa Civil esteve presente na ação orientando a população na prevenção de acidentes como chuvas fortes e vendavais. "Muitas vezes as pessoas têm atitudes dentro de casa que podem evitar incêndios. Orientamos também como armazenar o lixo de forma correta para que não seja levado por enxurradas e também como ajudar na preservação do meio ambiente", explicou o coordenador técnico da Defesa Civil Municipal, Antônio Cunha Neto.

Texto: Mariana Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar